Memória é movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175030

Palavras-chave:

Antropologia visual, Memória visual, Fotografia, Arquivo, Artes visuais

Resumo

O ensaio fotográfico Memória é movimento é sobre o encontro com fotografias de arquivo pessoal dos moradores do Azul, no Jacarezinho, Rio de Janeiro (RJ), a partir da realização coletiva da exposição Outro Olhar pelos coletivos Cafuné na Laje e Norte Comum. Partindo do processo de pesquisa da exposição, as fotografias se debruçam sobre a importância de movimentar a memória visual de arquivos pessoais, promovendo o encontro e a partilha dessas imagens-portais como forma de viver a fotografia, experimentando-as coletivamente, fortalecendo os laços comunitários e a importância histórica do lugar a partir de dentro, de como ele próprio se significa visualmente. Assim reconhecendo e difundindo a relevância desses arquivos como um território necessário para o debate contemporâneo acerca das imagens fotográficas e sua participação na construção da memória coletiva de um lugar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice Nin, Universidade Federal Fluminense

    Alice Nin é fotógrafa e pesquisadora residente no Rio de Janeiro. Tem Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com orientação da professora Oiara Bonilla. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em um projeto de mapeamento dos núcleos de Antropologia Visual no Brasil (2018), supervisionado pela professora Ana Lúcia Ferraz (CAV - ABA), resultando na criação do site do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV-ABA). Com o coletivo Norte Comum realizou diversos projetos onde buscavam construir existência pelo direito à cidade e circulação nas costuras urbanas. Atualmente trabalha como Assistente de Câmera em diversos projetos audiovisuais, além de continuar desenvolvendo seu trabalho como fotógrafa e pesquisadora.  E-mail: alicelimanin@gmail.com

Referências

Didi-Huberman, Georges. 2012. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós, vol. 2, n 4: 206-219.

Rivera Cusicanqui, Silvia. 2018. Fragmentos de Yapa en torno a la noción de Lo ch’ixi. In: Un mundo ch'ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Silvia Rivera Cusicanqui, Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tinta Limón: 75-93.

Publicado

2021-04-22

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons

Como Citar

Nin, Alice. 2021. “Memória é Movimento”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-175030. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175030.