Resistência, religiosidade e etnicidade entre os Terena da aldeia Buriti/MS: apontamentos sobre a promessa que se tornou ‘tradição’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185782

Palavras-chave:

Terena, Religiosidade, Etnicidade, Aldeia Buriti, São Sebastião

Resumo

Os Terena da aldeia Buriti (Dois Irmãos do Buriti/MS) realizam a Festa de São Sebastião há mais de noventa anos, sendo esta composta por várias etapas e rituais. São Sebastião foi ressignificado e considerado padroeiro da aldeia Buriti tornando-a‘tradicional’ entre os Terena de Buriti. Inspirando-se no conceito de ‘estruturas performáticas’ de Sahlins (1990) é possível pensar a Festa de São Sebastião como elemento que já é parte dessa sociedade. Essa Festa foi iniciada a partir da década de 1920 como uma promessa realizada em meio a uma epidemia de febre amarela que assolou a região. Frente a este tema, inevitavelmente depara-se com aspectos religiosos 'tradicionais'/'ocidentais', mas também com organizacionais e políticos que refletem relaçõesintra e interétnicas. A Festa de São Sebastião contribui para a reelaboração étnica dos Terena de Buriti, apontando um campo fecundo para se refletir sobre noções como ‘tradição’, ressignificações e etnicidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziele Acçolini, Universidade Federal da Grande Dourados

    Graziele Acçolini é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), Mestre em Ciências Sociais (área de concentração Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Doutora em Sociologia pela UNESP. Docente associada do curso de Ciências Sociais e Programa de Pós Graduação em Antropologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisa nas áreas da Etnologia Indígena e Antropologia das Religiões. Membro dos Grupos de Pesquisa Centro de Estudos Indígenas Miguel Menendéz (CEIMAM) na UNESPeDiverso, na Faculdade de Direito da UFGD.E-mail: grazieleaccolini@hotmail.com

  • Rafael Allen Gonçalves Barboza

    Rafael Allen Gonçalves Barboza é graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mestre em Antropologiapelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia com concentração em Antropologia Sociocultural(PPGANT- UFGD) e docente na Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. E-mail: rafa_allen@hotmail.com

Referências

Acçolini, G. 2015. Protestantismo à moda Terena. Dourados: UFGD, 2015.

Acçolini, G. 2018. Pacificando doutrinas cristãs: protestantismo/pentecostalismo e seu apoderamento por sociedades indígenas. Revista Ñanduty, v. 6, p. 87-100.

Albert, Bruce. 2002. Introdução. Cosmologias do contato no Norte-Amazônico. In: Albert, Bruce; Ramos, Alcida Rita. Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte amazônico. São Paula, Ed. UNESP: Imprenssa Oficial do Estado,.

Cunha, M.C. da. 2009.Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify.

Douglas, M. 2006. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ.

Farias, E.B. 2015.A criança indígena Terena da aldeia Buriti, em Mato Grosso do Sul: o primeiro contato escolar. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande – MS, 2015.

Fonseca, M.B. 2017.Resistência Terena:um estudo do impacto do agronegócio sobre a Terra Indígena Buriti, Mato Grosso do Sul. 2017. Monografia (Graduação em Antropologia). Universidade de Brasília. Brasília,. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/1483/18072/1/2017_MarinaDeBarrosFonseca_tcc.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2017.

Mauss, M. 2013.Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify.

Oliveira Filho, J. P. 1998.Indigenismo e territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Contra Capa.

Oliveira Filho, J.P. 1998. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Revista Mana, v.4, n.1. Rio de Janeiro.

Oliveira L.C. 2015. Festa de Santos Reis: patrimônio imaterial de São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Oliveira, E.A. 2013. História Terena da Aldeia Buriti: memória, rituais, educação e luta pela terra. 2013. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados.

Oliveira, J.E.; Pereira, L.M. 2012. Terra Indígena Buriti: perícia antropológica, arqueológica e histórica sobre uma terra Terena na Serra de Maracaju, Mato Grosso do Sul. Dourados: UFGD.

Péclat, G.T.S.C. 2003. O empadão goiano: expressão de valores e práticas tradicionais. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Católica de Goiás – UCG.

Sahlins, M. 1990. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Sahlins, M. 1997. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção. Revista Mana, v. 3, n. 1, p. 41-73.

Turner, Victor W. 2008. Dramas, campos e metáforas:ação simbólica na sociedade moderna. Niterói: UFF.

Turner, Victor W. 2013. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Wright, R. 1999. Transformando os deuses. Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora Unicamp.

Wright, R. 2004. Transformando os deuses. Igrejas evangélicas, pentecostais e neopentecostais entre os povos indígenas no Brasil. São Paulo: Editora da Unicamp, v. 2.

Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

Dossiê Religiões (Artigos)

Como Citar

“ Resistência, Religiosidade E Etnicidade Entre Os Terena Da Aldeia Buriti MS: Apontamentos Sobre a Promessa Que Se Tornou ‘tradição’”. 2022. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1): e185782. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185782.