“Esteja preparado para atuar como eu peço” - Invasões de devoção afetiva na atividade cômica de The Second Shepherd’s Play e Sir Gawain and the Green Knight

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185792

Palavras-chave:

Devoção afetiva, Ciclos de mistérios, Romance, Devoção, Performance

Resumo

Partindo de uma investigação sobre as formas de oralidade na literatura devocional do inglês médio, ao final do século catorze e início do século quinze, este artigo explora as jornadas da devoção afetiva tanto no romance cortês como nas peças urbanas de ciclo. As formas tradicionais de compreensão das divisões entre os gêneros literários, meditativos e dramáticos, no inglês médio, foram superadas pela performatividade espiritual, convidando o público espectador/leitor a uma postura contemplativa. O Mestre dos Ciclos de Wakefield e o poeta de Gawain desenvolveram seus trabalhos cientes das críticas lolardas a respeito dos excessos da Igreja, e investiram em expressões pessoais de devoção interior, que foram popularizadas pelo trabalho de Nicholas Love e outros textos Cartusianos que lidavam com devoção popular. Ambas The Second Shepherd’s Play e Sir Gawain and the Green Knight elaboram ambientes de agitação e redenção ao redor de seus personagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Perry, Texas A&M University

    Elizabeth Perry é uma estudante de terceiro ano do doutorado em Inglês na Texas A&M University. Seus interesses de pesquisa são em textos devocionais e místicos em inglês medieval, bem como no drama inglês antigo. Apresentou o trabalho“Visceral Spectatorship and the York Mystery Cycle”, no Whither Wander You? —New Directions in Premodern Performance realizado pela University of Derby em Junho. É Mestre em Literatura pela University of St. Andrews, com o temaShakespeare e Cultura Literária Moderna com tópicos especiais na literatura escocesa primitiva e piedade afetiva vernacular. E-mail: efperry992@tamu.edu

Referências

Brantley, Jessica. Reading in the Wilderness: Private Devotion and Public Performance in Late Medieval England. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

Brewer, Derek, and Jonathan Gibson. A Companion to the Gawain-Poet. Suffolk: DS Brewer, 1999.

Bowers, Rick. “Comedy, Carnival, and Grace: The Performance of Mak in the Second Shepherds’ Play.” ESC: English Studies in Canada. Volume 28: Issue 4, December 2002. 583-602.

Chism, Christine. Alliterative Revivals. University of Pennsylvania Press, 2002. EBSCOhost, search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=74742&site=eds-live.

Edminster, Warren. The Preaching Fox: Festive Subversion in the Plays of the Wakefield Master. New York: Routledge, 2005.

Gibson, Gail McMurray. The Theater of Devotion: East Anglian Drama and Society in Late Medieval England. Chicago: University of Chicago Press, 1989.

Haines, Victory Yelverton. The Fortunate Fall of Sir Gawain: The Typology of Sir Gawain and the Green Knight. University Press of America, 1982.

Hopkins, Andrea. The Sinful Knights: A Study of Middle English Penitential Romance. Clarendon Press, 1990.

Julian of Norwich. A Revelation of Love. The Writings of Julian of Norwich. Edited by Nicholas Watson and Jacqueline Jenkins. Pennsylvania State: Pennsylvania State University Press, 2006.

Leprow, Lauren. Enacting the Sacrament: Counter-Lollardry in the Townley Cycle. Cranbury: Associated University Presses, 1990.

Levy, Ian Christopher. John Wyclif: Scriptural Logic, Real Presence, and the Parameters of Orthodoxy. Marquette Studies in Theology No. 36. Edited by Andrew Tallon. Milwaukee: Marquette University Press, 2003.

Love, Nicholas. Mirror of the Blessed Life of Jesus Christ. Edited by Michael G. Sargent. New York: Garland Publishing Inc., 1992.

The Middle English Pearl. Edited by John Conley. Notre Dame: The University of Notre Dame Press, 1970.

Pearl & Sir Gawain and the Green Knight. Edited with an Introduction by AC Cawley. London: Dent 1962.

Performance and Transformation: New Approaches to Late Medieval Spirituality. Edited by Mary A. Suydam and Joanna E. Ziegler. New York: St. Martin’s Press, 1999.

Performance Perspectives: A Critical Introduction. Edited by Johnathan Pitches and Sita Popat. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

Purdon, Liam O. The Wakefield Master’s Dramatic Art: A Drama of Spiritual Understanding. University Press of Florida, 2003.

The Shepherds (2). Edited by Garrett PJ Epp. In The Townley Plays. 2017. TEAMS Middle. English Texts Series. The University of Rochester, 2017. https://d.lib.rochester.edu/teams/text/epp-the-shepherds-2

Tuck, J. Anthony. “Carthusian Monks and Lollard Knights: Religious Attitude at the Court of Richard II.” Studies in the Age of Chaucer. Published by The New Chaucer Society Proceedings: No. 1, 1984. 149-161.

Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

Dossiê Religiões (Artigos)

Como Citar

“‘Esteja Preparado Para Atuar Como Eu peço’ - Invasões De devoção Afetiva Na Atividade cômica De The Second Shepherd’s Play E Sir Gawain and the Green Knight”. 2022. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1): e185792. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185792.