Optcha! Cigano não é religião? Uma análise da atuação, performance e rituais entre ciganos na cidade do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185829

Palavras-chave:

Cultura, Subjetividade, Religião, Etnia

Resumo

O ensaio tem como proposta analisar a atuação de diferentes atores que compõem o cenário cigano que vem se formando na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos. Optei por destacar dois rituais que acompanhei em meu trabalho de campo durante a pesquisa do doutorado. Nas imagens apresento, descrevo e destaco em uma narrativa fotográfica e etnográfica, assim, proponho refletir sobre cada um dos dois rituais como cenários de situações sociais (GLUCKMAN, 1987), para destacar no conjunto fotográfico questões que considero centrais para o entendimento das atuações. O primeiro grupo de imagens apresento o grupo chamado Tenda Cigana Espiritualista Tzara Ramirez em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O segundo grupo de imagens foco na comemoração do Dia Nacional do Cigano e de Santa Sara Kali, a comemoração cigana de maior visibilidade que ocorre na cidade, um ritual que incorpora expressões cívicas, religiosas e culturais ciganas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleiton M. Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    CLEITON M. MAIA é Doutor (2019) pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e Mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), with a post-doctorate (2019) in Social Sciences at the Instituto de Ciências Sociais at Uerj. He is undergraduate in History from the Universidade Gama Filho (2007). He joins the research group Disturbance: Gadgets, Urban Plots, Orders and Resistance at Uerj. E-mail: cleitonmmaia@gmail.com

Referências

Brah, Avtar. 2006. Diferença, diversidade, diferenciação. In:Cadernos Pagu, v. 26: 329-376, Porto Alegre.

Gluckman, Max. 2010. Análise de uma situação social na Zululândia moderna.In: A antropologia das sociedades contemporâneas,Bela Feldman-Bianco (Org.). São Paulo: UNESP.

Maia, Cleiton Machado. 2014. Posso ler a sua mão?: uma análise da Tenda Cigana Espiritualista Tzara Ramirez. 113 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar/Instituto de Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

Sanchis, Pierre. 1997. O campo religioso contemporâneo no Brasil. In: Globalização e Religião,Ari Pedro Oro e Carlos Alberto Steil. (Orgs). Petrópolis: Vozes.

Schechner, Richard. 2012. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Org. ZecaLigiéro. Trad. Augusto Rodrigues da Silva. Rio de Janeiro: Mauad X.

Wright, Susan. 1999. The politicization of ‘culture’. Anthropology Today, v. 14,n. 1.: 7-15.

Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons

Como Citar

“Optcha! Cigano não é religião? Uma análise Da atuação, Performance E Rituais Entre Ciganos Na Cidade Do Rio De Janeiro”. 2022. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1): e185829. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185829.