Atafona: registro de um mundo em ruínas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.196896

Palavras-chave:

Atafona, Antropoceno, Ruínas, Memória Social, Erosão

Resumo

Atafona é uma praia situada no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. É ali que deságua o rio Paraíba do Sul, depois de percorrer centenas de quilômetros e cruzar três estados federativos. Ao longo do século XX, Atafona constituiu-se como balneário de uma elite regional, que ali ergueu suas casas de veraneio e viveu o lugar, por mais de quatro gerações, como um ambiente de lazer, encontros, festas e sociabilidades diversas. Na segunda metade do século XX, observou-se o início do avanço das águas do mar em direção à área construída de Atafona. O mar avançou e começou a “engolir” as casas, as ruas e as quadras do local. A paisagem transformou-se paulatinamente em uma exposição de ruínas. Este ensaio apresenta imagens das ruínas de Atafona, captadas em momentos distintos do século XXI, para contar um pouco da história do lugar e das transformações da paisagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Abraão Moura Valpassos, Universidade Federal Fluminense

    Carlos Abraão Moura Valpassos, doutor em Ciências Humanas, com ênfase em Antropologia Cultural, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2006). Cursou o bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF. Coordena o Atelier de Etnografias e Narrativas Antropolíticas (Atena) e é pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). cvalpassos@id.uff.br

  • Juliana Blasi Cunha, Universidade Estadual do Norte Fluminense

    Juliana Blasi Cunha, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP, 2014) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2007). Cursou a Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF), coordena o Atelier de Etnografias e Narrativas Antropolíticas (Atena), integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais (Gepur/UENF) e o Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). É também pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). jblasicunha@gmail.com

Referências

Blasi Cunha, Juliana. 2020. Atafona: sociabilidade e memória em um balneário no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Autografia.

Codeço, Fernando. 2021. Ecofagia: erosão como arte ambiental canibal. Revista Das Questões, vol. 11, no. 1: 247-265.

Eriksen, Thomas Hylland. 2018. Boomtown: runaway globalisation on the Queensland Coast. London: Pluto.

Eriksen, Thomas Hylland e Paulo Mendes. 2022. Introduction: scaling down in order to cool down. In Cooling Down – Local responses to global change, org. Susanna Hoffman, Thomas Hylland Eriksen e Paulo Mendes, 01-24. New York: Berghahn Books.

Haraway, Donna. 2016. Antropoceno, capitaloceno, plantationceno, chtuluceno: fazendo parentes. ClimaCom Cultura Científica: pesquisa, jornalismo e arte, no. 5: 139-146.

Lovelock, James. 1979/1987. Gaia: a new look at life on earth. Oxford: Oxford University Press.

Pádua, José Augusto. 2022. Localizando a história do antropoceno: o caso do Brasil. In Os mil nomes de gaia: do Antropoceno à idade da Terra, org. Déborah Danowski, Eduardo Viveiros de Castro e Rafael Saldanha, 187-217. Rio de Janeiro: Machado Editora.

Ribeiro, Gilberto Pessanha. et al. 2004. Análise espaço-temporal no suporte à avaliação do processo de erosão costeira em Atafona, São João da Barra (RJ). Revista Brasileira de Cartografia, no. 56/02: 129-238.

Simmel, George. 1911/1998. A ruína. In Simmel e a modernidade, Jessé Souza e Berthold Öelze. Brasília: UnB.

Steffen, Will, Paul Crutzen e John McNeill. 2007. The Anthropocene: are humans now overwhelming the great forces of nature? Ambio, vol. 36, no. 8: 614-621.

Tsing, Anna Lowenhaupt. 2019. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB, Mil Folhas.

Turner, Victor. 2005. Betwixt and between: o período liminar nos “ritos de passagem”. In Floresta de Símbolos, Victor Turner, 137-158. Niterói: Eduff.

Valpassos, Carlos Abraão Moura. 2021. As insurreições dos pescadores da lagoa feia – ambiente, conflito e memória social no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Autografia.

Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Valpassos, Carlos Abraão Moura, e Juliana Blasi Cunha. 2023. “Atafona: Registro De Um Mundo Em ruínas”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e196896. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.196896.