A sociolinguística no ensino de línguas: a variação diastrática em manuais didáticos de italiano

Autores

  • Graziele Frangiotti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i38p17-38

Palavras-chave:

Dimensão diastrática, Variedades linguísticas, Italiano popular, Italiano falado por jovens, Italiano falado por mulheres, Livro didático, Ensino de língua estrangeira

Resumo

As línguas naturais são formadas por um conjunto de variedades linguísticas resultantes das intensas relações entre língua e sociedade. No ensino de línguas estrangeiras, o livro didático se constitui como uma ferramenta que tem como principal função apresentar a língua aos aprendizes. Diante dessa responsabilidade, ele não deve escamotear elementos da língua com a escusa de simplificar a aprendizagem, mas sim preparar gradativamente o aprendiz para a complexa realidade com a qual se defrontará. Com base nesse pressuposto, o presente artigo tem como finalidade investigar como os livros didáticos Rete! e Linea diretta tratam a dimensão diastrática nos diálogos e explicações oferecidas a discentes e docentes. Para isso, foram definidos 28 critérios ligados a três variedades diastráticas, a saber: o italiano popular, o italiano falado por jovens e a variedade falada por mulheres (COVERI et al., 1998). Os resultados mostram a quase total ausência dessa dimensão nos livros e o tratamento insuficiente e inadequado das três variedades.

Biografia do Autor

  • Graziele Frangiotti, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graziele Altino Frangiotti é doutora e mestra em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Letras (Italiano-Português) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Ensino de língua italiana. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em língua e cultura italianas e português como língua estrangeira. Dedica-se, atualmente, a pesquisas sobre os efeitos do ensino explícito e implícito na aprendizagem de línguas e, em especial, no desenvolvimento de competência sociolinguística.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Frangiotti, G. (2019). A sociolinguística no ensino de línguas: a variação diastrática em manuais didáticos de italiano. Revista De Italianística, 38, 17-38. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i38p17-38