As edições das traduções da Commedia dantesca no Brasil do século XX: tradutores e prefaciadores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i46p99-116Palavras-chave:
Commedia, Edições Brasileiras, Tradutores, PrefaciadoresResumo
A obra Commedia, escrita pelo florentino Dante Alighieri provavelmente no início do século XIV, na ainda não unificada Itália, teve sua primeira versão pública traduzida para o português do Brasil, acredita-se, por volta dos anos 1843, na cidade do Rio de Janeiro, a partir da obra Ramalhete poético do parnaso italiano, do médico, poeta e tradutor Luiz Vicente De Simoni (HEISE, 2007). No entanto, foi no século XX que a obra ganhou diversas traduções e edições em solo brasileiro. Este artigo visa dar continuidade à publicização de alguns dos resultados obtidos na pesquisa, em nível de doutorado, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa Capes/DS. Em linhas gerais, a pesquisa versa sobre o papel de alguns paratextos (GENETTE, 2009), a saber: prefácio, posfácio, quarta capa e orelha, na leitura de uma obra literária. Contudo, nosso objetivo com este texto será apresentar um panorama das edições brasileiras da Commedia dantesca no século XX, tendo por base seus tradutores e prefaciadores. Nesta etapa da pesquisa, selecionamos 13 edições, que foram catalogadas pelo Dicionário de Literatura Italiana Traduzida (DLIT). Para alcançarmos tal intento, primeiramente, apresentaremos uma brevíssima reflexão sobre o lugar ocupado pela palavra escrita na construção da Itália unificada, bem como o papel da palavra escrita e traduzida na consolidação do mercado editorial no Brasil. Em seguida, com base nas informações obtidas a respeito dos tradutores e prefaciadores coletadas, em sua maioria, através dos materiais paratextuais presentes nas próprias edições pesquisadas, buscaremos traçar um perfil inicial dessas publicações, pensando nos pontos de contato e nas divergências existentes entre elas.
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