O cinema moderno segundo Pasolini

Autori

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v1i1p101-109

Parole chiave:

Cinema moderno, Teoria do cinema, Crítica

Abstract

O artigo tece comentários sobre Pier Paolo Pasolini como teórico do cinema e focaliza, em particular, a concepção que o cineasta elaborou do cinema moderno em seus textos dos anos 60, especialmente em "Observações sobre o plano-sequência" e "Cinema de poesia". São ai discutidas noções como a de "cinema de poesia" e "subjetiva indireta livre", bem como a oposição entre plano-sequência e montagem, quando esta se apresenta, na formulação de Pasolini, omo metáfora da morte.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Ismail Xavier, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Professor do Curso de Cinema da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

Pubblicato

1993-12-30

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Xavier, I. (1993). O cinema moderno segundo Pasolini. Revista De Italianística, 1(1), 101-109. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v1i1p101-109