O ensino de gramática na Primeira República (1889-1930): uma análise da gramática expositiva, de Eduardo Carlos Pereira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p119-141Palavras-chave:
História do ensino de língua portuguesa, Ensino de gramática, Gramática expositiva, Tradição gramatical, Literatura e gramática.Resumo
No ensino de língua portuguesa ministrado para o curso secundário, entre 1889 e 1930, observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática para o 2º e 3º ano do curso secundário, na Primeira República (1889-1930), a partir da análise da Gramática expositiva: curso superior, de Eduardo Carlos Pereira. A obra, tendo tido um número elevado de reedições, desde sua publicação em 1907, pode ser representativa do ensino de gramática, no período. A análise se inscreve no campo da Linguística Aplicada, estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento, como História da Educação, História das Disciplinas Escolares, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística e Teoria Literária. Nas duas últimas décadas do século XIX e nas três primeiras décadas do século XX, prevaleceu no ensino de gramática a gramática expositiva, recomendando uma norma única da língua e revisitando elementos da tradição ocidental de estudos gramaticais, tanto na explicação das regras como na sua exemplificação por meio de excertos extraídos da literatura, sobretudo a portuguesa.Downloads
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