Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia

Autores

  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69

Palavras-chave:

experiência didática, multimodalidade, intermidialidade, adaptação literária, autor/scriptor.

Resumo

Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP

Professora doutora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Ghirardi, A. L. R. (2017). Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia. Linha D’Água, 30(2), 51-69. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69

Edição

Seção

Artigos originais