O diário de leitura: subjetividade na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225

Palavras-chave:

Diário de leitura, Subjetividade, Práticas leitoras, Literatura, Formação de leitores

Resumo

O trabalho com a leitura, quando considera a subjetividade, demanda a utilização de instrumentos que permitam acolher as impressões do aluno leitor. Para isso, é necessário pensar em propostas aplicáveis ao ensino e que considerem esse aspecto do ato de ler. Em vista disso, este relato de experiências tem como objetivo discutir o uso do diário de leitura em sala de aula a partir de experiências diversas, sendo duas realizadas na Educação Básica e uma no Ensino Superior. Como procedimentos teóricos e metodológicos, baseamo-nos nos estudos de Rouxel (2012-2013); Jouve (2013); Petit (2009), dentre outros. Os resultados evidenciaram que o diário abre um espaço para o aluno se colocar como protagonista da leitura e favorece a construção de uma relação pessoal com a obra, que pode ser acessada parcialmente pelo professor. Portanto, trata-se de uma ferramenta com potencial para o trabalho na perspectiva da subjetividade em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Londrina - PPGEL-UEL e do Mestrado Profissional em Letras -UEL – Profletras - UEL, Londrina, PR, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-0993-8228; sheilalima@uel.br.

  • Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina – PPGEL-UEL, Londrina, PR, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-3096-6178; patricia.cardoso@uel.br

  • Tatiele Jesus Faria, Universidade Estadual de Londrina

    Mestra pelo Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Londrina – Profletras - UEL e Professora pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte -SEED, Londrina, PR, Brasil; https://orcid.org/0000-0001-9473-7748; tatielefaria@gmail.com

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

LIMA, Sheila Oliveira; BATISTA, Patrícia Cardoso; FARIA, Tatiele Jesus. O diário de leitura: subjetividade na sala de aula. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 208–225, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p208-225. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184910.. Acesso em: 5 maio. 2024.

Dados de financiamento