Quatro atos para ler e agir: a obra de teatro na perspectiva de ensino dos (multi)letramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Letramento literário, Texto dramático, Multimodalidade, Sequência de ensino

Resumo

Neste artigo, propomos proceder à correlação de teorias do ensino de literatura e dos multiletramentos, a partir de atividades em torno de uma obra teatral. Contextualizamos este estudo no bojo das discussões que analisam e que justificam a presença do livro na escola. A partir deste preâmbulo, buscamos embasamento teórico voltado ao letramento literário, à concepção de texto dramático e à multimodalidade. Metodologicamente, apresentamos a produção de uma sequência de ensino da leitura do texto A megera domada, de William Shakespeare, para o ano final do ensino fundamental. Os resultados apontam para a importância de procedermos a reflexões em torno do ensino de literatura, especificamente, da obra de teatro, sob uma perspectiva de leitura integral e multimodal, tendo em vista que estas podem promover a ampliação dos saberes e das competências aí implicadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Minuesa Pontes Marega, Escola Magnus Domini

    Doutora em Filologia e Língua Portuguesa - Universidade de São Paulo (USP) - 2015

  • Everton Luis Paulino Vinha, Escola Magnus Domini

    Graduado em Letras-Português - Universidade Estadual de Maringá (UEM) - 2017

  • Zilda Gaspar de Oliveira Aquino, Universidade de São Paulo

    Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas - Universidade de São Paulo (USP) - 2003

Referências

CHACRA, S. Natureza e sentido da improvisação teatral. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução por Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2018 [2007].

COPE, B.; KALANTZIS, M. (org.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London/New York: Routledge, 2000.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019 [2006].

COSSON, R. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002 [1987].

HELBO, A. Teoría del espetáculo. El paradigma espetacular. Buenos Aires: Galerna, 1989.

ITURBE, T. Teatro para representar na Escola. Tradução por Silvia Massimini. São Paulo: Madras, 2007.

JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 241-267, 2008.

KLEIMAN, A. B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana. São Paulo, 9 (2), ago./dez., 2014, p.72-91.

MAREGA, L. M. P. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 2015. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MELLO, R. Teatro, gênero e análise do discurso. In: MACHADO, I. L. M.; MELLO, R. (org.). Gêneros: reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, p. 87-106.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. 3. ed. Tradução por Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PEIXOTO, F. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1986.

ROJO, R. H. R; BARBOSA, J.P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

ROSENFELD, A. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1993.

RYNGAERT, J. P. Introdução à análise do teatro: leitura e crítica. Tradução por Paulo Neves. Rev. Trad. Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SHAKESPEARE, W. A megera domada. Tradução por Flavio de Souza. São Paulo: FTD, 2013.

SPOLIN, V. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

STANISLAVSKI, C. A preparação do Ator. Tradução por Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001 [1936].

UBERSFELD, A. Para ler o teatro. Tradução por José Simões. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

MAREGA, Larissa Minuesa Pontes; VINHA, Everton Luis Paulino; AQUINO, Zilda Gaspar de Oliveira. Quatro atos para ler e agir: a obra de teatro na perspectiva de ensino dos (multi)letramentos. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 163–185, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p163-185. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185155.. Acesso em: 5 maio. 2024.