As imagens de João Grilo em sua peleja argumentativa pelas veredas do Sertão: uma proposta de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p186-207

Palavras-chave:

Retórica, Argumentação, Literatura, Interação, Ensino

Resumo

Em tempos de extremismos e polarizações, relações sociais são rompidas porque as pessoas atribuem a suas opiniões o status de verdade absoluta. Assim, não conseguem lidar com o dissenso, administrar conflitos, aceitar diferenças e respeitar o direito do outro ao questionamento. Nesse cenário, a argumentação emerge como “terceira via”, pois se coaduna a uma atitude pautada pela negociação da diferença entre os sujeitos. Desenvolver, portanto, a capacidade desses sujeitos manifestarem, de modo argumentativo, suas perspectivas, discernindo de maneira crítica e analítica os posicionamentos em voga a fim de posicionarem-se e contra-argumentarem parece-nos premente no espaço escolar. O presente artigo instala-se nesse contexto e visa a responder como a análise retórico-interacionista de uma obra literária, tal qual o Auto da Compadecida, pode ser mobilizada em sala de aula para criar situações de ensino-aprendizagem problematizadoras, que possibilitem ampliar a competência argumentativa dos discentes no ensino básico.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

CAPITANI, Camila Alderete. As imagens de João Grilo em sua peleja argumentativa pelas veredas do Sertão: uma proposta de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 186–207, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p186-207. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/187499.. Acesso em: 5 maio. 2024.