Cinematização, transcriação e adaptação: aspectos sobre o poético nas relações intersemióticas de Abril Despedaçado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p139-153

Palavras-chave:

Cinema de Poesia, Literatura e Cinema, Pasolini, Ismail Kadaré, Walter Salles

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intersemióticas mantidas entre o livro Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré, e o filme homônimo de Walter Salles. Propomo-nos a analisar os processos de construção da adaptação levando em consideração a presença de elementos poéticos nas duas obras, tanto a literária como a fílmica. Desse modo, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho comparatista, na qual concluímos que a presença da poesia em ambas as obras se faz pela realização de procedimentos estéticos específicos de cada meio semiótico, como o uso do ritmo literário e da câmera subjetiva. Como aporte teórico, utilizamos as considerações de Paz, o qual defende que a poesia não está presa a fórmulas ou a um determinado gênero, mas pode estar presente nos mais variados contextos e produções. Também utilizamos Pasolini e sua teoria do Cinema de Poesia, que está em consonância com a teoria de Paz.

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Biografia do Autor

  • Francisco Heitor Pimenta Patrício, Universidade Regional do Cariri

    Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e mestrando pela mesma instituição, na qual desenvolve estudos voltados para as seguintes áreas: Literatura, Teoria Literária, Representações do Sertão, Cinema e Diálogos Intersemióticos.

  • Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade, Universidade Regional do Cariri

    Possui graduação em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis (2007), mestrado em Letras/Teoria da Literatura pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto (2010), onde desenvolveu a dissertação 'Trans-formações (a)temporais em Il Decameron: de Pasolini a Boccaccio'. Em 2016 obteve o título de Doutora pelo programa de pós-graduação em Letras/Estudos literários da UNESP, Campus de Araraquara, com a tese 'Do árido, a estética', cujo objetivo foi estudar a representação temática e formal da aridez no romance 'Galileia' (2009), de Ronaldo Correia de Brito. Em 2022, finalizou o estágio pós-doutoral junto à UNESP/Fclar, com projeto intitulado "O sertão na literatura brasileira contemporânea: entre a estereotipia, a desestabilização e a poeticidade". Desde fevereiro de 2017 leciona na Universidade Regional do Cariri (URCA) como professora temporária de Teoria da Literatura e, desde 2022, atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura, Teoria Literária, Cinema e Diálogos intersemióticos, Literatura Brasileira.

Referências

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

PATRÍCIO, Francisco Heitor Pimenta; ANDRADE, Ana Carolina Negrão Berlini de. Cinematização, transcriação e adaptação: aspectos sobre o poético nas relações intersemióticas de Abril Despedaçado. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 139–153, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p139-153. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191965.. Acesso em: 26 abr. 2024.