Entrevista com Daniela Galdino: estética literária e fotográfica em diálogo – uma encruzilhada epistemológica

Autores

  • Daniela Galdino Universidade do Estado da Bahia
  • Elisiane Santos de Matos Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p198-206

Palavras-chave:

Literatura de mulheres, Profundanças, Daniela Galdino

Resumo

A encruzilhada epistemológica comparece como cerne da entrevista com a poeta/performer e docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Daniela Galdino, que soma forças aos movimentos de re-existências ao mercado editorial brasileiro, criador de obstáculos à publicação e à circulação de obras literárias assinadas por escritoras e demais identidades dissidentes. A fim de combater os silenciamentos históricos, obras colaborativas, como a coletânea por ela organizada Profundanças - antologia híbrida – literária e fotográfica – promovem, a partir do diálogo entre diferentes estéticas, a guerrilha literária, de outro modo, dribla o mercado editorial brasileiro. No que toca à metodologia que orientou a condução da entrevista, essa compreende a escrita de perguntas e respostas e a disponibilização por troca de mensagens, via email, de modo a garantir uma amplitude de temas a serem tratados e uma gama de referências, construindo interlocuções profícuas, no intervalo de tempo justo.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Galdino, Universidade do Estado da Bahia

    Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Pós-Afro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). É Professora Assistente B na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando na graduação em Letras - campus XXI-Ipiaú. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), UNEB-campus I. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Autoria de Mulheres na Literatura Brasileira: Percursos Transgressores na Poética de Gilka Machado (UNEB/PPG-Programa IC, FAPESB). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa LEALL - Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura (CNPq/UNEB). Coordenadora do GRUPELE (Grupo de Estudos sobre Literatura e Etnicidade - UNEB). Atua como orientadora de pesquisas desenvolvidas por estudantes cotistas no Programa Afirmativa UNEB ? desde 2019. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas), da Unidade de Educação à Distância - UNEAD/UNEB. Idealizadora e Curadora do Circuito Editorial Profundanças, destinado ao mapeamento e à publicação de escritoras em sua maioria nordestinas e inéditas. É também Poeta, Performer e Produtora Cultural.

  • Elisiane Santos de Matos, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013). É integrante do grupo de pesquisa "Comunicação, Mídia e Cultura: Tradições e Traduções" - CMCTT. Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestra em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Referências

ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, ano 08, 1º semestre 2000, p.229-236. DOI: https://doi.org/10.1590/%25x.

BHABHA, Homi. O local de cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

DAL FARRA, Maria Lúcia. Gilka, a maldita. Teresa: Revista de Literatura Brasileira, n° 15, 2014, p.117-129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/98599. Acesso em: 29 nov 2022

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 200p., 2017.

FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 76–95, 2014. DOI: http://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5262.

GALDINO, Daniela. Inúmera. Ilhéus, BA: Editora Mondrongo, 2011.

GALDINO, Daniela. Espaço Visceral. Salvador: Editora Segundo Selo, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

GALDINO, Daniela; SANTOS DE MATOS, Elisiane. Entrevista com Daniela Galdino: estética literária e fotográfica em diálogo – uma encruzilhada epistemológica. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 198–206, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p198-206. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/205090.. Acesso em: 5 maio. 2024.