O gênero memorial em contexto acadêmico: memoriais de formação e memoriais acadêmicos em comparação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p44-72

Palavras-chave:

Condições de produção, Narrativa autobiográfica, Marcadores discursivos, Plano de texto, Linguística do Texto

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é fazer uma análise de memoriais produzidos em contexto acadêmico em função de três variáveis: condições de produção, plano de texto e marcadores discursivos. O corpus é constituído por 30 memoriais, sendo 15 de estudantes de dois cursos de especialização e 15 de candidatos a concursos para entrada na carreira docente em variadas áreas do conhecimento. A metodologia de análise é mista e apresenta as seguintes etapas: a) análise das condições de produção; b) análise do plano de texto de cada um dos tipos de memoriais; c) análise dos marcadores discursivos mais frequentes em cada um dos tipos de memoriais; d) comparação dos dois grupos de memoriais em relação às variáveis em análise; e) discussão dos resultados. Os resultados evidenciam diferenças ao nível do plano textual e da conexão marcada através do uso de marcadores discursivos nos dois grupos de memoriais.

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Biografia do Autor

Mônica Inês de Castro Netto, Universidade do Porto. Universidade Federal de Catalão

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Porto (Portugal).
Secretária Executiva na Pró-Reitoria Pró-Tempore de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Catalão (Brasil).

Fátima Silva, Universidade do Porto

Doutora em Linguística pela Universidade do Porto (2006).
Professora Associada da Universidade do Porto (Portugal).

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Netto, M. I. de C., & Silva, F. (2023). O gênero memorial em contexto acadêmico: memoriais de formação e memoriais acadêmicos em comparação. Linha D’Água, 36(2), 44-72. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p44-72

Dados de financiamento