O ensino da escrita-argumentativa voltada para a redação do Enem no canal digital do Youtube Luma e Ponto: textualidades seriadas e discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p222-241

Palavras-chave:

Escrita, Argumentação, Ensino, Sujeito, Youtube

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar algumas playlists do canal do Youtube Luma e Ponto e, também, um dos vídeos dessas playlists intitulado “Como escrever redação mais rápido”, a fim de interpretar de que modo esse site de compartilhamento produz significação, materializada por uma textualidade em série (Dias, 2019), transformando o olhar em trabalho (Bucci, 2021). Para isso, utilizou-se o referencial teórico da Análise de Discurso materialista, a partir do corpus selecionado, para fundamentar nossa interpretação de como a escrita-argumentativa, em especial, a redação do Enem, é discursivizada pelo sujeito-youtuber, sabendo que é na articulação da língua com a história que o discurso se materializa. Desse modo, observou-se que a organização das playlists do canal analisado leva a uma formação discursiva que sustenta a redação do Enem no ideário da técnica/modelo/rapidez em que a escrita é tida como mercadoria e o ensino se configura como capacitação (Orlandi, 2017), impedindo que a argumentação seja reconhecida como prática de linguagem (Piris, 2020) e direito (Pacífico, 2016).

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Biografia do Autor

  • Michel Luís da Cruz Ramos Leandro, Universidade de São Paulo

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2023).
    Docente do Centro Educacional Sesi e do Centro Universitário Barão de Mauá (Brasil).

  • Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2002).
    Professor Associada na Universidade de São Paulo (Brasil).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

LEANDRO, Michel Luís da Cruz Ramos; PACÍFICO, Soraya Maria Romano. O ensino da escrita-argumentativa voltada para a redação do Enem no canal digital do Youtube Luma e Ponto: textualidades seriadas e discurso. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 222–241, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p222-241. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/210390.. Acesso em: 9 maio. 2024.