Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira

Autores

  • Suelândia Oliveira Araújo Miranda
  • Maria Eugênia L. M. Castanho
  • Vera Lúcia de Carvalho Machado

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i21p21-31

Resumo

O texto discute as relações entre o trabalho e a educação no ensinosuperior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadoresde hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurandomostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suasdificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que ascausas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimentode uma formação humanística de caráter global. Através de pesquisa bibliográficaestudam-se as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisaser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalhodidático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente paraas relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência políticae crítica. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais,procurando na educação uma forma de construção do saber universitário comespaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejáveldicotomia entre ambos os aspectos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

MIRANDA, Suelândia Oliveira Araújo; CASTANHO, Maria Eugênia L. M.; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira. Linha D’Água, São Paulo, n. 21, p. 21–31, 2008. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i21p21-31. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37312.. Acesso em: 3 maio. 2024.