O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas

Autores

  • Maria Valíria Aderson de Mello Vargas Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0ispep119-131

Resumo

Como ponto de partida para a discussão, consideremos as seguintes ideias: o fenômeno do aspecto verbal é estreitamente vinculado à categoria do tempo; o tempo
associa o evento ao momento em que É enunciado e a um momento de referêcia; o aspecto exprime o tempo que É inerente ao evento, ou seja, o tempo de desenvolvimento desse evento. Ambas as categorias, portanto, apoiam-se na noção de tempo.

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Biografia do Autor

  • Maria Valíria Aderson de Mello Vargas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

    Professora doutora aposentada do Departamento de Letras Clássicas e Vernäculas da Faculdade de Filosofia,
    Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e membro do corpo permanente do
    Programa de Mestrado em LinguÄstica da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado

2010-09-27

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

VARGAS, Maria Valíria Aderson de Mello. O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Linha D’Água, São Paulo, n. spe, p. 119–131, 2010. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0ispep119-131. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/62347.. Acesso em: 18 abr. 2024.