Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p95-117Abstract
Este trabalho apresenta uma análise da interação verbal ocorrida em um centro de formação profissional entre um jovem professor e um grupo de quatro alunos adultos detentores de experiência profissional na área em que estão se especializando. O texto apresenta e busca responder aos seguintes questionamentos: 1) Como se dá esse tipo de interação professor-aluno? 2) De que modo o conhecimento teórico do professor e o conhecimento prático dos alunos são postos para dialogar? 3) Como procede o professor diante dos questionamentos dos alunos? 4) Como os alunos reagem às posições teóricas assumidas pelo professor? A situação de interação aqui analisada foi gravada em áudio e vídeo e transcrita de acordo com as normas do Projeto NURC-SP. Para sua análise, foi empregada a noção de “dualismo funcional” de Lotman (1988), tal como apresentada por Wertsch e Smolka (1993). O estudo vela um processo de discussão e argumentação travado entre o professor e seus alunos em torno de aspectos teóricos e práticos da execução de um dado trabalho, o que faz circular no diálogo discursos relativos ao atraso/avanço tecnológico do Brasil. É notável a transformação dos alunos e do professor ao término do diálogo: aqueles adquirem um olhar teórico sobre sua prática e este, por sua vez, parece adquirir um olhar prático sobre sua teoria, sem – entretanto – dela abrir mão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The Editorial Board authorizes free access to and distribution of published contentes, provided that the source is cited, that is, granding credit to the authors and Linha D'Água and preserving the full text. The author is allowed to place the final version (postprint / editor’s PDF) in an institutional/thematic repositor or personal page (site, blog), immediately after publication, provided that it is available for open access and comes without any embargo period. Full reference should be made to the first publication in Linha D'Água. Access to the paper should at least be aligned with the access the journal offers.
As a legal entity, the University of São Paulo at Ribeirão Preto School of Philosophy, Sciences and Languages owns and holds the copyright deriving from the publication. To use the papers, Paidéia adopts the Creative Commons Licence, CC BY-NC non-commercial attribution. This licence permits access, download, print, share, reuse and distribution of papers, provided that this is for non-commercial use and that the source is cited, giving due authorship credit to Linha D'Água. In these cases, neither authors nor editors need any permission.
Partial reproduction of other publications
Citations of more than 500 words, reproductions of one or more figures, tables or other illustrions should be accompanied by written permission from the copyright owner of the original work with a view to reproduction in Linha D'Água. This permission has to be addressed to the author of the submitted manuscript. Secondarily obtained rights will not be transferred under any circumstance.