Do letramento digital ao acadêmico: dinâmica interacional e práticas de escrita no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p67-86Palavras-chave:
Letramento Digital, Letramento Acadêmico, Ensino, Escrita, Cibercultura.Resumo
Neste trabalho discutimos alguns dos resultados obtidos a partir de um projeto de ensino realizado na graduação em Letras-Português da Universidade Federal do Pará. Analisamos a dinâmica interacional vivenciada pelos graduandos na rede social Facebook quando ressignificada como plataforma de ensino, bem como o uso da escrita nessas interações. Entendemos que a utilização de ferramentas da cultura digital pode contribuir em muito para a formação de futuros professores de língua portuguesa, visto que as práticas de linguagem têm sido diretamente influenciadas por tais ferramentas. Buscamos a formação integral de nossos alunos preparando-os para a prática acadêmica, mas também para a futura atuação docente em um contexto no qual as tecnologias e as ferramentas digitais estarão cada vez mais presentes. Assim, objetivamos contribuir para a ampliação do Letramento digital e acadêmico de nossos alunos. Como metodologia, utilizamos a modalidade Blended Learning, isto é, um ensino misto (presencial e online). Dessa forma, acreditamos que a aprendizagem poderia se tornar um processo mais contínuo. Apoiamo-nos teoricamente nos Estudos sobre Letramento, conforme Martin (2008), Street (2014) e Lankshear e Knobel (2008) e nas reflexões de Levy (2010) sobre Cibercultura. A pesquisa, de caráter etnográfico, busca analisar os Letramentos em contexto, entendidos como práticas sociais.Downloads
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