A Geometria do Mundo Islâmico: Uma Proposta Transdisciplinar Para a Engenharia Civil

Autores

  • Marília Valério Rocha Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2017.138685

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Educação Gráfica, Modelagem Geométrica, AutoCAD 3D, Geometria Islâmica

Resumo

O objetivo deste Relato de Pesquisa é apresentar uma proposta transdisciplinar, parte de um Doutorado em Educação Matemática, defendido em 2016. O material didático elaborado (Caderno) partiu de uma imersão histórica e propôs a exploração dos mosaicos e as modelagens geométricas do Domo da Rocha em Jerusalém e da muqarna do Santuário de Bastami no Irã e destina-se às disciplinas de Educação Gráfica, na Engenharia Civil. No presente artigo, procurou-se discutir o aspecto transdisciplinar desse material didático. O referencial teórico adotado foi a Teoria da Cognição Corporificada, de Lakoff e Nunez (2005) e Fauconnier (2005). As obras estudadas foram apresentadas como metáforas arquitetônicas, conforme Pallasmaa (2013). Realizou-se uma Investigação Avaliativa seguindo alguns passos para avaliação de manuais escolares sugeridos por Gérard e Roegiers (1998). A pesquisa foi realizada com profissionais da área, que analisaram e apresentaram contribuições à proposta. Os resultados apontaram que o Caderno tem potencial para ser considerado como alternativa na Educação Gráfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Valério Rocha, Universidade de Mogi das Cruzes

Professora das disciplinas de Educação Gráfica, no curso de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes, Campus Villa Lobos/SP, graduada em Matemática, mestre em Educação Matemática, pela PUCSP, em 2009, e doutora em Educação Matemática pela UNIAN/SP, em 2016. 

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Rocha, M. V. (2017). A Geometria do Mundo Islâmico: Uma Proposta Transdisciplinar Para a Engenharia Civil. Malala, 5(8), 67-76. https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2017.138685