Ouvir para além do Antropoceno: Poetry as an echological survival
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p191-204Palabras clave:
Antropoceno, Arte sonora, Ecologia, Arte contemporânea, Estudos culturaisResumen
A partir de Poetry as an echological survival do artista Nuno da Luz, iremos refletir sobre formas de envolvência ambiental e ecológica. Esta exposição nos permite propor uma alternativa sensorial à discussão crítica sobre as narrativas do Antropoceno, respondendo às críticas colocadas sobre este conceito. A arte sonora tem um papel fundamental na redefinição da nossa relação com o planeta dadas as características materiais do som e o fato de complementar a mundividência ocidental, que privilegia a visão. O trabalho do artista cria um estar-no-mundo em que o visitante é penetrado pelas ondas sonoras, o que causa a redefinição da sua condição ecológica: criando, assim, uma “sobrevivência echológica”.
Descargas
Referencias
Adorno, T., & Horkheimer, M. (2016). Dialectic of Enlightenment (J. Cumming, Trans.). Verso Books. (Original work published 1944)
Castree, N. (2015). Unfree Radicals: Geoscientists, the Anthropocene, and Left Politics. Antipode, 49(1), 52-74. https://doi.org/10.1111/anti.12187
Crist, E. (2013). On the Poverty of Our Nomenclature. Environmental Humanities, 3, 129-147. https://doi.org/10.1215/22011919-3611266
Escola das Artes – UCP. (2019a). Interview | Nuno da Luz · Poetry as an echological survival [Video]. https://www.youtube.com/watch?v=hUAXeIAXzpI
Escola das Artes – UCP. (2019b). Interview | Comandante Pires Barroqueiro, Sobre Poetry as an echological survival [Video] https://www.youtube.com/watch?v=mQtvvZiXX8A
Hartley, D. (2015, August 31). Against the Anthropocene. Salvage Zone.
https://salvage.zone/against-the-anthropocene
Latour, B. (2014). Anthropology at the Time of the Anthropocene – a personal view of what is to be studied [Comunicação]. American Association of Anthropologists. http://www.bruno-latour.fr/sites/default/files/139-AAA-Washington.pdf
Nancy, J.-L. (2007). Listening (C. Mandell, Trans.). Fordham University Press. (Original work published 2002)
Santos, B. S. (2016). Epistemologies of the South: Justice against Epistemicide. Routledge.
Schopenhauer, A. (1991). Il Mondo come Volontà e Rappresentazione (G. Vattimo, Trans.). Mursia. (Original work published 1819)
Simon, Z. B. (2020). The limits of Anthropocene narratives. European Journal of Social Theory, 23(2), 184-199. https://doi.org/10.1177/1368431018799256
Smith, N. (1984). Uneven Development: Nature, Capital, and the Production of Space. The University of Georgia Press.
Snyder, G. (1969). Earth House Hold. New Directions Publishing.
Taylor, S., & Fernström, M. (2017). Acouscenic Listening and Creative Soundwalks: Evoking Memory and Narratives through Soundscape Exploration. Leonardo Music Journal, 27, 3-6.
Vergès, F. (2019). Capitalocene, Waste, Race and Gender. e-flux journal, 100. https://www.e-flux.com/journal/100/269165/capitalocene-waste-race-and-gender/
Voegelin, S. (2010). Listening to Noise and Silence. Continuum Books.
Whitehouse, A. (2015). Listening to Birds in the Anthropocene: The Anxious Semiotics of Sound in a Human-Dominated World. Environmental Humanities, 6, 53-71. https://doi.org/10.1215/22011919-3615898
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 João Pedro Amorim, Luís Teixeira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.