“Negros mágicos” e a evolução da representação de negritudes em Jojo’s Bizarre Adventure: os casos de Avdol e Pucci
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218613Mots-clés :
Identidade negra, Jojo’s Bizarre Adventure (Título), Mangá, NegritudesRésumé
Examina a representação de personagens negros em Jojo's Bizarre Adventure, destacando como a série aborda questões de identidade negra e diversidade, ainda que de maneira problemática, na cultura japonesa. Discute a importância da representatividade e exploram as implicações sociais e culturais dessa representação, focando em personagens como Muhammad Avdol e padre Pucci para questionar estereótipos raciais.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AGOSTINHO, Elbert. Não é um pássaro, nem um avião! É o Jeremias, da Turma da Mônica: um inquérito sobre “poderes” da representação negra, em Maurício de Sousa. In: AGOSTINHO, Elbert (Org.). Negritude, poderes e heroísmos: estudos sobre representações imaginárias nas histórias em quadrinhos. Rio de Janeiro: Conexão 7, 2021, p. 126-148.Rio de Janeiro: Conexão 7, 2021. p. 126-148.
ARAKI, Hirohiko. Jojo’s Bizarre Adventure: Stardust Crusaders. São Paulo: Panini Comics, 2022.
ARAKI, Hirohiko. Jojo’s Bizarre Adventure: Battle Tendency. São Paulo: Panini Comics, 2020.
ARAKI, Hirohiko. Jojo’s Bizarre Adventure: Jojolion. Japão: Jump Comics, 2011. 27v.
ARAKI, Hirohiko. Jojo’s Bizarre Adventure: Steel Ball Run. Japão: Jump Comics, 2004. 24v.
ARAKI, Hirohiko. Jojo's Bizarre Adventure: Stone Ocean. Japão: Jump Comics, 2000. 17v.
BROMBERT, Victor. Em louvor de anti-heróis. São Paulo: Ateliê, 2002.
CHINEN, NOBUYOSHI. O papel do negro e o negro no papel: representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-21082013-155848/. Acesso em: 21 abr. 2023.
CUSIC, Sydney. The magical Negro trope in literature and film. NYU Confluence [site] Publicado em: Fevruary,, 20th, 2021. Disponível em https://confluence.gallatin.nyu.edu/context/interdisciplinary-seminar/the-magical-negro-trope-in-literature-and-film. Acesso em: 31 jan. 2024.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
GALBRAITH, W.P. The otaku encyclopedia. Nova Iorque: Kodansha, 2009.
GONÇALVES, Anelise et al. Negros já não são os primeiros a morrer em filmes de terror. A Folha de S.Paulo, 1º ago. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/08/negros-ja-nao-sao-os-primeiros-a-morrer-em-filmes-de-terror.shtml. Acesso em: 3 set. 2023.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, Lamparina, 2006.
KASTIRO, Allan. The Portrayal of Black People in Manga and Anime. Japan Sociology. 19. out. 2014. Disponível em https://japansociology.com/2014/10/19/the-portrayal-of-black-people-in-manga-and-anime/. Acesso em: 26 fev. 2024.
KISHIMOTO, Masashi. Naruto. São Paulo: Panini Comics, 2022. v.44.
KUBO, Tite. Bleach. São Paulo: Panini Comics, 2008. v. 6.
NA-NARE HANA-NARE. Direção: Koudai Kakimoto. Produção: DMM Pictures. Japão: P.A.Works, 2024.
NAMA, Adilifu. Super black: American pop culture and black superheroes. University of Texas Press, 2008.
OKAZAKI, Takashi. Afro Samurai. São Paulo:Panini Comics, 1999. v.1.
RAMOS, Ana Paula. Como é ser negro no Japão, país onde 98% da população é nativa. BBC News Brasil [site] Publicado em: 18 jul. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53367241. Acesso em: 8 set. 2022.
RONIN. Direção: Takeru Sato. Produção: LeSean Thomas. Japão: MAPPA, 2021.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SILVA, Michele Delbon. A representatividade negra no mangá: identidades e representações nos quadrinhos japoneses. Rio de Janeiro: Conexão 7, 2021.
TORIYAMA, Akira. Dragon Ball. São Paulo: Panini Comics, 2012.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright 9ª Arte (São Paulo) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.