Quadrinhos na matemática
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218687Mots-clés :
Ensino da matemática, História em quadrinhos , Pixton, Tales de Mileto., WattpadRésumé
Intenciona dialogar acerca da produção de história em quadrinhos durante as aulas de matemática. As histórias em quadrinhos foram produzidas na plataforma Pixton e publicadas na plataforma digital Wattpad, como capítulos do livro Quadrinhos na Matemática. Dentre as histórias em quadrinhos produzidas por estudantes do ensino fundamental, foi selecionada para discussão a história em quadrinhos “Tales de Mileto, o moço das pirâmides!”. Além de aprender sobre os objetos do conhecimento relacionados ao ensino da matemática, entendeu-se que a produção de histórias em quadrinhos pelos próprios estudantes contribuiu para que a aprendizagem da matemática acontecesse de forma mais prazerosa, possibilitando aos estudantes verificarem as diferentes utilidades dos saberes matemáticos nos mais variados contextos.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio: Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, SEB, 2017.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras,1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 72. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
LEITE, Werlayne Stuart Soares. Sociedade moderna e tecnologias na educação: reflexões e perspectivas sobre a realidade no Brasil. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 15, n. 24, p. 105-212, jul./dez. 2014.
PIXTON. Dê superpoderes aos seus alunos! Disponível em: https://www.pixton.com/. Acesso em: 24 abr. 2023.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
PRADO, Maria E. Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia: articulando saberes e transformando a prática. In: ALMEIDA, M; MORAN, J. (Org.). Integração das tecnologias na educação: salto pra o futuro. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
ROSSETTI, Micaela L.; HARTMANN, Karina. Dicionário de Produtos Digitais: Apps, Plataformas e Sistemas. 2020. Disponível em: https://softdesign.com.br/blog/dicionario-de-produtos-digitais-apps-plataformas-e-sistemas. Acesso em: 18 mar. 2022.
SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Webcomics Malvados. 2010. Dissertação (mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Angela.; VEGUEIRO, Waldomiro. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 7-29.
WATTPAD. O negócio. 2023. Disponível em: https://company.wattpad.com/. Acesso em: 24 abri. 2023.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright 9ª Arte (São Paulo) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.