O Corvo: as sombras do Expressionismo como atmosfera do medo
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219546Mots-clés :
História em quadrinhos, Adaptação, Edgar Allan Poe, O Corvo, ExpressionismoRésumé
Analisa a história em quadrinhos O Corvo, publicada pela Editora Diário Macabro, com roteiro e ilustrações de Leander Moura. O célebre poema de Edgar Allan Poe aborda a visita misteriosa de um corvo falante a um homem que lamenta a perda de sua amada e vai enlouquecendo aos poucos. A adaptação para os quadrinhos é retratada em um cenário melancólico, perturbador, realçado em preto e branco, inspirado na atmosfera do expressionismo, resultando em uma cadência assustadora de imagens, cobertas por nuances e sombras. A história em quadrinhos permite questionar como as histórias de terror e mistério de Poe, que muitas vezes exploram temas como a morte, a insanidade e a culpa, podem ser analisadas como uma metáfora da linguagem do cinema expressionista. Aborda como a adaptação da obra de Edgar Allan Poe e o contraste em claro-escuro tornam a atmosfera propícia aos sentimentos de medo por parte do leitor. Para alcançar a análise crítica almejada, utiliza-se o referencial teórico de Sigmund Freud, Linda Hutcheon e Marcel Martin.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CORBEN, Richard. The raven. In: CORBEN, Richard. The raven and other stories - Red Death. New York: Dark Horse Comics, 2012.
EISESTEIN, Sergei. A forma do filme. Zahar. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
EISNER, Lotte H. A tela demoníaca: as influências de Max Reinhardt e do Expressionismo. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 9.
FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das Unheimliche]. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.
INGE, M. Thomas. The incredible Mr. Poe. Richmond: Poe Museum, 2008.
LOPES, Alessandra H.V.S. Berenice - a amada (i)mortal de Edgar Allan Poe: o corpo objetificado da personagem reconstruído nas imagens do cinema e da tevê. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=307. Acesso em: 06 nov 2023.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
MOURA, Leander. O corvo. Rio Claro: Diário Macabro, 2019.
MOURA, Leander. Os gatos de Ulthar, de H. P. Lovecraft. Florianópolis: Skript, 2022.
NAZÁRIO, Luiz. As sombras móveis. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.
POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. São Paulo: Globo, 1999.
POE, Edgar. Contos de imaginação e mstério. São Paulo: Tordesilhas, 2012.
SIJLL, Jennifer. Narrativa cinematográfica. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright 9ª Arte (São Paulo) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.