O Corvo: as sombras do Expressionismo como atmosfera do medo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219546

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Adaptação, Edgar Allan Poe, O Corvo, Expressionismo

Resumo

Analisa a história em quadrinhos O Corvo, publicada pela Editora Diário Macabro, com roteiro e ilustrações de Leander Moura. O célebre poema de Edgar Allan Poe aborda a visita misteriosa de um corvo falante a um homem que lamenta a perda de sua amada e vai enlouquecendo aos poucos. A adaptação para os quadrinhos é retratada em um cenário melancólico, perturbador, realçado em preto e branco, inspirado na atmosfera do expressionismo, resultando em uma cadência assustadora de imagens, cobertas por nuances e sombras. A história em quadrinhos permite questionar como as histórias de terror e mistério de Poe, que muitas vezes exploram temas como a morte, a insanidade e a culpa, podem ser analisadas como uma metáfora da linguagem do cinema expressionista. Aborda como a adaptação da obra de Edgar Allan Poe e o contraste em claro-escuro tornam a atmosfera propícia aos sentimentos de medo por parte do leitor. Para alcançar a análise crítica almejada, utiliza-se o referencial teórico de Sigmund Freud, Linda Hutcheon e Marcel Martin.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Hypolita Valle Silva Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Doutoranda em Estudos de Linguagens, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFET – MG, Linha de Pesquisa I – Literatura, Cultura e Tecnologia. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFET – MG, Linha de Pesquisa I – Literatura, Cultura e Tecnologia, Belo Horizonte, 2022.  Bolsista da Capes.  Pesquisadora Participante do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos (NUPEQ); Grupo de Pesquisa em Análise e Teoria dos Quadrinhos (GPQ); Mulheres na Edição; Leitura Literária, Edição e Ensino; Narrativas do Insólito (LLEME).

Referências

CORBEN, Richard. The raven. In: CORBEN, Richard. The raven and other stories - Red Death. New York: Dark Horse Comics, 2012.

EISESTEIN, Sergei. A forma do filme. Zahar. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

EISNER, Lotte H. A tela demoníaca: as influências de Max Reinhardt e do Expressionismo. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. 9.

FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das Unheimliche]. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

INGE, M. Thomas. The incredible Mr. Poe. Richmond: Poe Museum, 2008.

LOPES, Alessandra H.V.S. Berenice - a amada (i)mortal de Edgar Allan Poe: o corpo objetificado da personagem reconstruído nas imagens do cinema e da tevê. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=307. Acesso em: 06 nov 2023.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.

McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

MOURA, Leander. O corvo. Rio Claro: Diário Macabro, 2019.

MOURA, Leander. Os gatos de Ulthar, de H. P. Lovecraft. Florianópolis: Skript, 2022.

NAZÁRIO, Luiz. As sombras móveis. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.

POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. São Paulo: Globo, 1999.

POE, Edgar. Contos de imaginação e mstério. São Paulo: Tordesilhas, 2012.

SIJLL, Jennifer. Narrativa cinematográfica. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Lopes, A. H. V. S. (2024). O Corvo: as sombras do Expressionismo como atmosfera do medo. 9ª Arte (São Paulo), e219546. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219546