Estudo sobre comunicação organizacional em empresas belorizontinas: discurso para público ou diálogo com stakeholders?

Autores

  • Wilma Pereira Tinoco Vilaça Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138987

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Discurso. Diálogo. Stakeholders.

Resumo

Este trabalho apresenta pesquisa realizada em 2007, no UNI-BH, com o objetivo de melhor compreender as características da comunicação das organizações. Empiricamente, buscou-se conhecer como e com quais objetivos empresas localizadas em Belo Horizonte, trabalhariam seus processos comunicacionais. Os resultados confirmam que, embora os discursos apontem para uma comunicação mais dialógica e participativa, as práticas continuariam prescrevendo velhas fórmulas em que se configuraria uma comunicação muito linear, com menor ênfase nas possibilidades de efetiva intervenção na realidade dos envolvidos.

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Biografia do Autor

  • Wilma Pereira Tinoco Vilaça, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda do programa de Ciências da Comunicação de Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração, com ênfase em Gestão e Inovação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas) em parceria com a FDC

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Publicado

2008-12-16

Como Citar

VILAÇA, Wilma Pereira Tinoco. Estudo sobre comunicação organizacional em empresas belorizontinas: discurso para público ou diálogo com stakeholders?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 9, p. 101–117, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138987. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138987.. Acesso em: 1 maio. 2024.