Linguagem e interação na comunicação entre ouvidoria interna e funcionários

Autores

  • Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho Universidade de Brasília
  • Rosana Nantes Pavarino Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139047

Palavras-chave:

Linguagem. Ouvidoria interna. Representações sociais. Interação. Cultura organizacional.

Resumo

Este artigo trata do contexto de significação num processo de comunicação que envolve uma ouvidoria interna. Nossa interpretação partiu das peculiaridades da ouvidoria enquanto interlocutora, baseada no relato de um caso e tendo como fundamentação a teoria das representações sociais e a semiótica da cultura. Os resultados foram obtidos com articulação entre linguagem, significação e práticas sociais, por meio da conversa(ção) ou de outras interações realizadas pela ouvidoria, cuja atuação se baseia em normas e valores integrantes da cultura organizacional da instituição.

 

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Biografia do Autor

  • Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Universidade de Brasília
    Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação Social pela UnB. Professor adjunto do Curso de Comunicação Social da UnB
  • Rosana Nantes Pavarino, Universidade de Brasília
    Doutoranda em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB). Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. Professora do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação das Organizações, na Fundação Universa.

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Publicado

2010-06-15

Como Citar

FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges; PAVARINO, Rosana Nantes. Linguagem e interação na comunicação entre ouvidoria interna e funcionários. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 12, p. 54–67, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139047. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139047.. Acesso em: 1 maio. 2024.