Ouvidoria interna como processo de interação nas organizações contemporâneas

Autores

  • Marlene Regina Marchiori Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139051

Palavras-chave:

Ouvidoria. Ouvidoria interna. Humanização. Pessoas. Comunicação.

Resumo

Este artigo aborda a ouvidoria interna como um espaço de diálogo nas organizações da contemporaneidade capaz de proporcionar permanentemente a participação e o intercâmbio das pessoas nos ambientes organizacionais. Nesse contexto, torna-se imprescindível a atitude e a disposição tanto das pessoas quanto da organização em praticar a interação, contextualizando as questões objetivas e subjetivas. Entende-se a ouvidoria como um dos processos organizacionais que possibilita a humanização nas organizações. Como conclusão, argumenta-se que a prática da ouvidoria interna nas organizações desponta como uma possibilidade de construir o saber organizacional, considerando o ser humano matéria-prima dessa edificação.

 

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Biografia do Autor

  • Marlene Regina Marchiori, Universidade Estadual de Londrina
    Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University (EUA). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com estudos na Notthingham Trent University (Reino Unido). Graduada em Administração e em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora associada de graduação e de pós-graduação da UEL.

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Publicado

2010-06-15

Como Citar

MARCHIORI, Marlene Regina. Ouvidoria interna como processo de interação nas organizações contemporâneas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 12, p. 116–129, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139051. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139051.. Acesso em: 1 maio. 2024.