Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil

Autores

  • Inês Fernandes Correia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139071

Palavras-chave:

Comunicação. Cultura. História. Imprensa. Jornalismo. Marketing cultural. Patrocínio.

Resumo

O trabalho identifica os momentos em que o patrocínio foi decisivo para o desenvolvimento da cultura e das comunicações. Procura-se demonstrar que esta atividade, antes feita de modo amador e personalista, é regida na atualidade por ações mercadológicas. A jornada inicia-se com o Brasil Imperial, chegando até a modernidade, para assim mapear os personagens ou as instituições responsáveis por toda uma produção artístico-cultural, além de apontar a importância que o marketing cultural ganhou para o fazer artístico e midiático.

 

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Biografia do Autor

  • Inês Fernandes Correia
    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).Especialista em Gestão de Projetos Culturais pela Universidad de Barcelona - Espanha. Bacharel e licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Sócia-proprietária da Momentum Editora & Comunicações Ltda.

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Publicado

2010-12-26

Como Citar

CORREIA, Inês Fernandes. Do mecenato ao marketing cultural: a evolução do patrocínio no Brasil. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 13, p. 80–91, 2010. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2010.139071. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139071.. Acesso em: 2 maio. 2024.