Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010

Autores

  • Camila Augusta Alves Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111

Palavras-chave:

Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp.

Resumo

Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Augusta Alves Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá. Desenvolve pesquisa sobre a propaganda radiofônica e televisiva em copas do mundo de futebol. Membro do grupo de pesquisa “Esporte e cultura” – CNPq/FCS-Uerj.

Downloads

Publicado

2011-12-26

Como Citar

PEREIRA, C. A. A. Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010. Organicom, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 138-152, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111. Acesso em: 4 dez. 2023.