Reputação 4.0: intimidade e privacidade no fenômeno discursivo da reputação corporativa

Autores

  • Luiz Peres-Neto Universitat Autònoma de Barcelona
  • Sheila Mihailenko Chaves Magri Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116

Palavras-chave:

Reputação 4.0, Fenômeno discursivo, Intimidade, Privacidade, Bakhtin

Resumo

O artigo problematiza, a partir da convergência entre mídias, a intimidade no âmbito do fenômeno discursivo da reputação corporativa. Utiliza-se a análise dialógica bakhtiniana como método. O objeto empírico é uma notícia sobre um post no Facebook e o próprio post, no qual uma organização é acusada de promover traição conjugal. Notou-se que os laços íntimos são combatidos e obliterados. Mas a privacidade, nestes diálogos, traz outra perspectiva sobre laços afetivos para se pensar a ética dos interesses públicos e privados nas redes.

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Biografia do Autor

  • Luiz Peres-Neto, Universitat Autònoma de Barcelona

    Doutor em Comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Comunicação pela Universitat Autònoma de Barcelona. Serra Húnter Lector no Departament de Periodisme i Ciències de la Comunicació na Universitat Autònoma de Barcelona.

  • Sheila Mihailenko Chaves Magri, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP). Mestre em Comunicação pela ESPM-SP. Bolsista Capes e membro do Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo (GPECC).

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

PERES-NETO, Luiz; MAGRI, Sheila Mihailenko Chaves. Reputação 4.0: intimidade e privacidade no fenômeno discursivo da reputação corporativa. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 36, p. 174–185, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185116. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185116.. Acesso em: 7 maio. 2024.