Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328Palavras-chave:
Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol.Resumo
Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação.Downloads
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Publicado
2016-06-11
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Pesquisa
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Como Citar
ROCCO JÚNIOR, Ary José; CARLASSARA, Eduardo de Oliveira Cruz; PAROLINI, Pedro Lucas Leite. Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 24, p. 189–204, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328.. Acesso em: 4 maio. 2024.