Para “ver” lo que hace la Alcaldía: comunicación pública en Instagram de la Alcaldía de Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.210955Palabras clave:
Redes sociales, Comunicación pública, Alcadía, InstagramResumen
Este artículo analiza cómo la ciudad de Florianópolis (Brasil) utiliza Instagram como herramienta de comunicación pública. Para ello, se realizó un análisis de contenido de 66 publicaciones hechas entre enero y julio de 2022. Los resultados indican que el tono de las publicaciones es mayoritariamente informativo y los tipos de publicaciones con mayor recurrencia incluyen servicios y lineamientos, lo que demuestra la preocupación de la Alcaldía por la comunicación pública normativa. Entre los temas se destacan la salud, la cultura y el turismo.
Descargas
Referencias
COMEL, Naiza; BRODBECK, Pedro; QUADROS, Claudia. A Prefeitura de Florianópolis no Facebook: A comunicação pública das redes sociais. Compolítica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 51-80, 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4 ed. São Paulo: Edições 70, 2010.
BARROS, Najara Lima.; MIOLA, Edna. Comunicação pública de estado nas redes sociais: uma análise do perfil do governo de Sergipe no Twitter. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 6., Rio de Janeiro, 2015. Anais […]. Rio de Janeiro: Compolítica, 2015.
BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.
BENNET, LANCE; LIVINGSTON, Steven. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, Londres, v. 33, n. 2, p. 122-139, 2018.
BERTOT, John Carlo.; JAEGER, Paul.; HANSEN, Derek. The impact of polices on government social media usage: Issues, challenges, and recommendations. Government information quarterly, Londres, v. 29, n. 1, p. 30-40, 2012. doi: https://doi.org/10.1016/j.giq.2011.04.004.
BONSÓN, Enrique. et al. Local e-government 2.0: Social media and corporate transparency in municipalities. Government information quarterly, Londres, v. 29, n. 2, p. 123-132, 2012. doi: https://doi.org/10.1016/j.giq.2011.10.001.
BONSÓN, Enrique.; ROYO, Sonia.; RATKAI, Melinda. Facebook practices in Western European municipalities: An empirical analysis of activity and citizens’ engagement. Administration & Society, Nova Iorque, v. 49, n. 3, p. 320-347, 2017. doi: https://doi.org/10.1177/0095399714544945.
CALDAS, Joana. Gean Loureiro deixa prefeitura de Florianópolis e vice assume cargo. G1, Florianópolis, 31 mar. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/eleicoes/2022/noticia/2022/03/31/gean-loureiro-deixa-prefeitura-de-florianopolis-e-vice-assume-cargo.ghtml. Acesso em: 20 abr. 2023.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público brasileiro – TIC Governo Eletrônico 2017. Cetic.br, São Paulo, 2017. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/governo-eletronico/analises. Acesso em: 2 ago. 2022.
CONNOLLY, Jennifer. et al. Communicating to the Public in the Era of Conspiracy Theory. Public Integrity, Abingdon, v. 21, n. 5, p. 1-8, 2019. doi: https://doi.org/10.1080/10999922.2019.1603045.
DALTRO, Emmanuelle Fonseca Marinho et al. A presença e a audiência das prefeituras municipais brasileiras no Instagram: construindo uma agenda de pesquisa. In: Seminários em Administração, 20., [s.l.], 2017. Anais […]. São Paulo: FEA/USP, 2017.
DEPAULA, Nic.; DINCELLI, Ersin.; HARRISON, Teresa. Toward a typology of government social media communication: democratic goals, symbolic acts and self-presentation. Government information quarterly, Londres, v. 35, n. 1, p. 98-108, 2018. doi: https://doi.org/10.1016/j.giq.2017.10.003.
DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 59-71.
GRABER, Doris. The power of communication: managing information in public organizations. Washington, DC: CQ press, 2003.
HARO-DE-ROSARIO, Arturo.; SÁEZ-MARTÍN, Alejandro.; CABA-PÉREZ, María. Using social media to enhance citizen engagement with local government: Twitter or Facebook? New media & Society, Londres, v. 20, n. 1, p. 29-49, 2018. doi: https://doi.org/10.1177/1461444816645652.
HASWANI, Mariângela Furlan. Local: a casa do cidadão. In: HASWANI, M. F. (org). Comunicação governamental: o local como foco de análise. São Paulo: ECA/USP, 2014. p. 9-10.
HENRIQUES, Márcio Simeone; SANT’ANA, Lidiane Ferreira. A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade. Organicom, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 92-102, 2015. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270.
JAMBEIRO, Othon et al. Poder local e transparência: os municípios brasileiros e a Lei de Acesso à Informação. Salvador: EDUFBA, 2020.
JARAMILLO LÓPEZ, Juan Camilo. Advocacy: uma estratégia de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011. p. 61-80.
KLENK, Lenise Aubrift. Além das capivaras: análise da oferta de conteúdo na página da Prefeitura de Curitiba no Facebook. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
KLENK, Lenise.; PRUDENCIO, Kelly. A comunicação das Prefs: considerações preliminares sobre o alcance do Facebook como ferramenta de democracia digital. In: SILVA, Silvaldo Pereira ; BRAGATTO, Rachel Callai; SAMPAIO, Rafael Cardoso. (org). Democracia digital, comunicação política e redes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Folio Digital, 2016. p. 313-341.
KNIESS, Andressa Butture; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Como o agente fiscalizador utiliza a comunicação online? A ideia de transparência pública nas redes sociais da Controladoria-Geral da União. Opinião Pública, Campinas, v. 27, n. 1, p. 90-126, 2021.
KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas In: MATOS, H. (org). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2013. p. 3-13.
MARTINO, Luís.; ALEIXO, Tayra. Usos do entretenimento como estratégia de visibilidade política na página da prefeitura de Curitiba no Facebook. Rumores, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 68-89, 2016.
MERGEL, Ines. A framework for interpreting social media interactions in the public sector. Government information quarterly, Londres, v. 30, n. 4, p. 327-334, 2013.
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Por uma definição de comunicação pública: tipologias e experiências brasileiras. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 7., Rio de Janeiro, 2017. Anais […]. Rio de Janeiro: Compolítica, 2017.
OLIVEIRA, Nathalia Bettoni; MENDES, Conrado Moreira. Facebook e Comunicação Organizacional: uma Análise do Modelo de Comunicação da Prefeitura de Curitiba. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 20., Uberlândia, 2015. Anais […]. Uberlândia: Intercom, 2015.
PECORARO, Caroline. Comunicação, Internet e Transparência: o Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 8., Brasília, 2019. Anais […]. Rio de Janeiro: Compolítica, 2019.
PORUMBESCU, Gregory. Linking Transparency to Trust in Government and Voice. American Review of Public Administration, Los Angeles, v. 47, n. 5, p. 520-537, 2017. doi: https://doi.org/10.1177/0275074015607301.
PRESTAÇÃO de serviços online por organizações públicas dá salto durante a pandemia, mostra 5ª edição da TIC Governo Eletrônico.Cetic.br, São Paulo, 26 jul. 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/prestacao-de-servicos-online-por-organizacoes-publicas-da-salto-durante-a-pandemia-mostra-5-edicao-da-tic-governo-eletronico/. Acesso em: 2 ago. 2022.
VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023. Resultados Digitais, Florianópolis. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 12 jun. 2023.
WEBER, Maria Helena.; LOCATELLI, Carlos. Realidade e limites da pesquisa empírica em comunicação pública. MATRIZes, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 135-153, 2022. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p141-159.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Naiza Comel, Júlia Frank de Moura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.