Dossiê: Movimentos Sociais

2024-04-01

“Ao observarmos as práticas desses movimentos, nós nos damos conta de que eles efetuaram uma espécie de alargamento do espaço da política. Rechaçando a política tradicionalmente instituída e politizando questões do cotidiano dos lugares de trabalho e de moradia, eles ‘inventaram’ novas formas de política” (SADER, Eder. Quando Novos Personagens Entram em Cena, 1988).

O ano de 2024 marca o 40º aniversário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tendo a reforma agrária como a sua principal bandeira, o MST contribuiu imensamente para trazer à tona e divulgar a luta das classes subalternas pela terra – problema que perpassa a história do território brasileiro, desde os primórdios da colonização até os dias atuais. Por sua trajetória, o MST se consolidou como emblema das lutas sociais, fomentando seu alargamento para além das esferas institucionais. Fenômeno histórico rico e complexo, o ingresso à cena de novos personagens – nos termos de Eder Sader – desdobra-se, atualmente, em inúmeras frentes e práticas; a globalização, o desenvolvimento dos meios de comunicação e a disseminação da internet e das redes sociais são apenas alguns dos fatores que vêm (re)formulando as estratégias e ação dos movimentos sociais, ao redor do mundo. Ao lado da ampliação do acesso às mídias e as possibilidades de intercâmbio e circulação de pautas, o contexto atual guarda também retrocessos, expressos em inúmeras tentativas de deslegitimar os movimentos sociais. Ainda, cresceu-se também a presença de movimentos conservadores, que apelando a práticas e modos de operação dos movimentos progressistas, como a ação direta e o apelo às massas, se propõem a constituir-se como atores sociais, alargando ainda mais o espaço político, real e virtualmente.

Com esses debates em mente, a RAN dedica seu dossiê 2024 ao tema dos “Movimentos sociais”. Serão aceitos trabalhos de todas as áreas do conhecimento, que se propõem a refletir, discutir e analisar os grupos, práticas e pautas que formam o universo de organização e ação dos movimentos sociais, em suas diversas configurações.

 

Tipos de contribuição aceitas: artigos, resenhas, intervenções livres  

Submissões aceitas até 16/06/2024