Ensinando e aprendendo: um estudo sobre os alunos da cidade de Kumamoto nos escritos de Lafcadio Hearn

Autores

  • Edelson Geraldo Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107901

Palavras-chave:

Lafcadio Hearn, Estudantes de Kumamoto, Educação

Resumo

No presente artigo analisaremos o ensaio de Lafcadio Hearn; With Kyushu Students; componente do livro Out of The East: Reveries and Studies in New Japan, do mesmo autor, publicado em 1895. Este ensaio foi escrito como uma etapa dos estudos de Lafcadio Hearn (que foi professor e pesquisador no Japão entre 1890 e 1904) sobre a cultura japonesa; um processo de pesquisa que ocupou os quatorze anos finais de sua vida; e nosso objetivo ao analisá-lo aqui consiste não apenas em constatar e interpretar suas conclusões parciais sobre os jovens que foram seu objeto de pesquisa naquele momento específico (os estudantes da cidade de Kumamoto), como também constatar ao final que tipo de testemunho o estudo do autor pode nos dar sobre o momento histórico em que foi feito, e que tipo de efeito a educação oficial estava tendo sobre a maneira dos jovens estudados verem o mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edelson Geraldo Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Mestre e doutorando em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Dossiê temático: História da Infância e da Juventude

Como Citar

Ensinando e aprendendo: um estudo sobre os alunos da cidade de Kumamoto nos escritos de Lafcadio Hearn. (2015). Revista Angelus Novus, 5(8), 79-102. https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107901