Pedro de João Olivi e a Questão da Pobreza Evangélica Franciscana

Autores

  • Marinalva Silveira Lima Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i1.88829

Palavras-chave:

Pedro de João Olivi, Ordem Franciscana, Pobreza evangélica

Resumo

Este artigo é dedicado inteiramente ao franciscano provençal Pedro de João Olivi (c.1248-1298). O conteúdo versa sobre a sua atuação dentro da Ordem Franciscana e para além dela. A intenção aqui é entender o papel histórico, político e religioso de Olivi, bem como a influência que o mesmo exerceu entre os franciscanos e leigos de sua época e de séculos posteriores. Neste sentido, buscamos compreender com mais cuidado a atuação de Olivi junto à Ordem Franciscana, bem como a sua relação com os chamados Espirituais, na tentativa de se entender qual foi a experiência cristã que ele adquiriu em contato com outros membros da Ordem e em que medida isto o ajudou a refletir sobre determinadas questões em voga, tais como os problemas que a Ordem Franciscana vinha enfrentando, sobretudo no que dizia respeito à pobreza evangélica. Para tanto, recorremos aos tratados De usu paupere e à nona Quaestio paupere, bem como à uma bibliografia específica que compreende trabalhos de David Burr, do italiano Paolo Vian e dos franceses Alain Boureau e Sylvain Piron, além dos brasileiros Nachman Falbel e José Antônio de C. R. de Souza. Dentre as questões abordadas, procuramos indagar se a idéia que ele construiu sobre pobreza não seria o reflexo de uma manifestação utópica, ainda que este conceito só tenha surgido com Tomas Morus. Além disso, buscamos descrever os conflitos que a pobreza evangélica suscitou entre os homens dos séculos XIII e XIV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Silveira Lima, Universidade de São Paulo

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade de São Paulo, tendo como foco de estudo o período da Baixa Idade Média, particularmente as questões em torno da Ordem franciscana e da Doutrina da Plenitudo Potestatis Papalis.

Downloads

Publicado

2010-08-24

Como Citar

Lima, M. S. (2010). Pedro de João Olivi e a Questão da Pobreza Evangélica Franciscana. Revista Angelus Novus, (1), 31-52. https://doi.org/10.11606/ran.v0i1.88829