História de vida de D. Pinah sob a ótica da narrativa individual e do AT-9

Autores

  • Anna Cristina Pires-de-Mello Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88887

Palavras-chave:

AT-9, Gerontologia, História de vida, Espiritualidade

Resumo

 Registra-se aqui o resultado de pesquisa historiográfica, contextualizada nas áreas de psicologia e de gerontologia, com um de estudo de caso longitudinal, de envelhecimento bem sucedido, estudo este, realizado de 2009 -2013, tendo como sujeito, D. Pinah  (DP), natural da Bahia, sexo feminino, letrada, viúva, 74 anos, residente em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no Distrito Federal (DF), desde 2004. A função da espiritualidade como historiografia, foi construída mantendo preservados os aspectos objetivos e subjetivos da importância da família de origem, da vivência laboral e do casamento como lugar sócio afetivo, que ela ocupou em toda construção de sua vida adulta.  Manteve como ideal o de estudar, pois entrou no mercado de trabalho, desde criança para ajudar no sustento da casa, sendo-lhe então negado temporariamente o alcance desta meta. A espiritualidade possibilitou-lhe a conectividade com todas as demais áreas de interesse: trabalho, família e estudo, no qual fez progressos no aprendizado de informática e de idiomas. DP tem como traço, perfil resiliente, identificado em sua conduta e constatado através de sua narrativa com os indicadores de cidadania, otimismo, crenças positivas, progresso pessoal e construção de rede social. Valores, portanto, identificados com a historiografia, uma vez que são expressos em linguagem e contém dados de uma história de vida, professada na crença da alegria de cantar para servir a Deus.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Cristina Pires-de-Mello, Universidade Fernando Pessoa

Doutoranda em ciências sociais. Mestre em Gerontologia. Especialista em terapia de casais e de família. Psicóloga, Palestrante e Consultora.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Pires-de-Mello, A. C. (2014). História de vida de D. Pinah sob a ótica da narrativa individual e do AT-9. Revista Angelus Novus, (6), 175-190. https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88887