Sobre a Revista
Foco e Escopo
O público-alvo da RC&F é constituído principalmente por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de contabilidade, finanças e atuária.
Escopo e linhas de pesquisa
A Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) publica artigos inéditos teóricos e teórico-empíricos nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas.
Ao submeter um artigo à RC&F o(s) autor(es) deve(m) se certificar de que o trabalho está alinhado com as Linhas de Pesquisa e com o escopo da revista.
As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:
- Contabilidade gerencial e controladoria
Refere-se ao campo de pesquisas e estudos sobre contabilidade gerencial e controladoria e seu uso nas organizações. Dentre os vários temas de interesse, contempla: contabilidade gerencial; análise e gestão de custos; controladoria nas entidades públicas, privadas e do terceiro setor; planejamento e gestão tributária; gestão da cadeia de produção; planejamento estratégico e controle orçamentário; sistemas de controle gerencial; sistemas de informações gerenciais; avaliação de projetos de investimentos; sustentabilidade; profissão do controller; entre outros. A linha trata os vários tipos de organizações, inclusive startups.
- Contabilidade financeira
Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação da informação contábil. Desdobra-se em: teoria da contabilidade; contabilidade societária; convergência de normas; balanço social (demonstração do valor adicionado, meio ambiente, recursos humanos); capital intelectual; auditoria independente; análise das demonstrações contábeis; reconhecimento dos efeitos inflacionários; contabilidade tributária; governança corporativa.
- Contabilidade, finanças e auditoria pública
Abrange pesquisas que buscam descrever, explicar, interpretar e/ou compreender a geração e a utilização de informações contábeis na gestão e controle de recursos públicos. A área engloba não apenas pesquisas com os diversos tipos de organizações do setor público, mas também outros arranjos organizacionais criados com a finalidade de gerir e aplicar recursos e políticas públicas. Dentre os vários temas de interesse, a área contempla: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos; finanças públicas (mecanismos de gestão fiscal, como controle de endividamento e solvência fiscal e demais controles sobre o gasto público, as receitas e operação de limites fiscais); efeitos da digitalização do setor público; organização e operação de sistemas de custos do setor público, uso gerencial de informações contábeis para definição e avaliação de políticas públicas; efeitos e implicações da normatização da contabilidade aplicada ao setor público; abordagens históricas relacionadas ao setor público; orçamento público e sistemas de administração financeira e orçamentária, seja como mecanismos de controle fiscal, alocação de recursos, elementos de distribuição de poder nas organizações ou transparência; mecanismos de controle e accountability (interno, externo e social), sustentabilidade do setor público, entre diversas outros temas que estejam inseridos na gestão e controle de recursos públicos.
- Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders
Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos mercados componentes do sistema financeiro (crédito, câmbio, monetário e de capitais), bem como as relações entre tomadores e investidores de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados, conflitos de interesse, transparência, governança, sempre vinculados à discussão contábil.
- Educação e Pesquisa em Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças
Refere-se à investigação de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da vigilância do processo de construção de trabalhos científicos em todas as áreas de ciências contábeis, finanças e atuária. Desdobra-se em: educação superior; formação do contador; currículo mundial; processo de ensino e aprendizagem; estilos e estratégias de aprendizagem; tecnologia da educação; educação on-line e modelos colaborativos virtuais; epistemologia contábil; perfil; processo de ingresso; permanência e evasão no ensino superior; evolução do egresso; avaliação de programas educacionais.
- Atuária
Trata de temas ligados ao gerenciamento de risco e à proteção social. Dentre as principais áreas, podem ser citadas todas as modalidades de seguros, previdência básica e complementar, saúde, enterprise risk management e riscos financeiros, finanças e investimentos, demografia e envelhecimento e demais tópicos de pesquisa que utilizem técnicas atuariais.
- Assuntos emergentes em contabilidade, finanças e atuária
Compreende temas, abordagens, metodologias inovadoras ou que possam ter interdisciplinaridade que não se enquadre nas linhas anteriores.
- Pesquisas desenvolvidas dentro do ambiente hispânico
Procura tornar-se um ponto de encontro entre as pesquisas realizadas no ambiente hispânico, o do Brasil e o anglo-saxão, com base em artigos escritos nesse ambiente.
Caso os autores tenham dúvidas sobre a aderência de seus trabalhos às linhas de pesquisa da RC&F devem entrar em contato com o Editor-Chefe (recont@usp.br).
Avaliação
A Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) busca avaliar os artigos primando pela qualidade e experiência dos pesquisadores envolvidos.
Para tanto, o processo de análise desk leva em conta um conjunto de elementos relevantes não só para a aceitação e publicação do artigo, mas também para o sucesso na citação.
Os elementos considerados são:
- Editor-Chefe encaminha o artigo para o(s) editor(es) associado(s) pelo sistema ScholarOne. Os elementos que devem ser discutidos entre os editores são:
- Está no escopo?;
- Atratividade (elementos que possam tornar o artigo interessante para a RC&F);
- So what? (no que inova);
- Lacuna tratada;
- Problema;
- Questão de pesquisa;
- Hipóteses;
- Referencial e construto;
- Metodologia;
- Outliers (quando aplicável); e
- Questões formais de redação.
- Editor-Chefe e editor(es) associado(s) analisam os elementos mencionados e decidem se o artigo será encaminhado para rodada de revisão por pares ou não.
A revista estabelece metas, em termos de prazos, para o desenvolvimento das atividades. Em 2018, as metas são:
- Etapa desk: 90% das submissões deve ser resolvida em até 30 dias;
- Etapa de revisão: 90% das submissões deve ser resolvida em até 180 dias.
A etapa desk finaliza quando o artigo é encaminhado para os revisores ou quando é informado para os autores que não terá continuidade de análise.
Quando o artigo for enviado para os revisores:
- O revisor tem um prazo para responder se aceita ou não;
- Ao aceitar o convite, o revisor terá um prazo, podendo ser estendido dependendo de sua disponibilidade;
- Pontos que devem ser analisados pelos revisores:
- Pontos fortes;
- Pontos fracos;
- Sugestões sobre o tema, a metodologia e os métodos, além da literatura que apoia a pesquisa e os achados; e
- Os resultados, se decorrem dos achados da pesquisa.
Processo de Avaliação pelos Pares
Avaliadores Ad-Hoc
Os Revisores Ad-Hoc desenvolvem a análise dos artigos a partir de um conjunto de elementos definidos em template; tais como interesse para o periódico, metodologia, referencial, clareza, entre outros. É possível que eles recomendem alterações no trabalho, indiquem-no para publicação, sugiram novas revisões ou rejeitem-no. Estes subsídios são utilizados pelo Editor-Chefe, ouvidos os Editores Associados, para a decisão de aceitação ou não dos artigos.
Os Revisores Ad-Hoc da RC&F são estudiosos com reconhecimento na comunidade acadêmica nacional ou internacional. Sua seleção busca abranger tanto os diversos campos científicos de especialização, quanto a diversidade geográfica, incluindo regiões distintas do Brasil e de outros países. Os revisores são convidados pelo Editor-Chefe para fazerem parte do grupo de pesquisadores da Revista e, dentro das suas áreas de especialidades, o convite é estendido à análise dos trabalhos.
A escolha de Revisores Ad-Hoc para cada artigo é feita pelo Editor-Chefe do periódico, ouvidos os Editores Associados.
Periodicidade
Segue o modelo de publicação contínua com edições quadrimestrais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Detecção de plágio
Esta revista utiliza o CrossRef Similarity Check, desenvolvido pelo sistema iThenticate, para apoiar na verificação de má conduta nas pesquisas submetidas.
Divulgação
|
Fontes de indexação
Diretórios
10th Edition of Cabell's Directory of Publishing Opportunities in Management
LATINDEX - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
ULRICH’S PeriodicalsDirectory
Arquivamento e preservação digital
IBICT Rede Cariniana – Ministério da ciência, tecnologia e inovação
PKP LOCKSS Private LOCKSS Network - Public Knowledge Project