O uso do custeio baseado em atividades: ABC (Activity Based Costing) nas maiores empresas de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1519-70772002000300001Palavras-chave:
custeio baseado em atividades, recursos, atividade, produtosResumo
Devido à globalização da economia, as empresas evoluíram para a produção de enormes variedades de produtos personalizados. Com o intuito de atender às exigências dos clientes, surgiu a necessidade de grandes alterações nos processos tecnológicos. Como conseqüência, os custos indiretos passaram a ser mais significativos, o que implicou um novo método de distribuição desses custos, capaz de distribuir melhor os custos indiretos aos produtos e serviços. A esse método foi dado o nome de custeio baseado em atividades - ABC (Activity Based Costing). Esse método foi investigado por Carlos Yorghi Khoury em 1996, numa pesquisa aplicada às 500 maiores empresas do Brasil. O objetivo deste trabalho foi replicar essa pesquisa nas maiores empresas catarinenses, a fim de observar se esses resultados obtidos assemelham-se aos obtidos na pesquisa com as empresas catarinenses.Nesta pesquisa, dos 200 questionários enviados para as maiores empresas de Santa Catarina, 81 retornaram com as questões respondidas. O trabalho levou a conclusões importantes, como: as empresas de Santa Catarina têm amplo conhecimento do sistema ABC; algumas empresas que implantaram esse sistema já estão desistindo de seu uso, em função da complexidade para apropriar os custos indiretos e as despesas às atividades e estas aos produtos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. Leia mais em: https://creativecommons.org/licenses/.
A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.
A submissão de artigos autoriza a RC&F a adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, se necessário, efetuar alterações ortográficas, gramaticais e normativas.