Da onda da gestão da qualidade a uma filosofia da qualidade da gestão: Balanced Scorecard promovendo mudanças

Autores

  • Andréa Cavalcanti Correia Lima Universidade de Fortaleza
  • Arlei Antonio Cavalcanti Universidade de Fortaleza
  • Vera Ponte Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772004000400006

Palavras-chave:

estratégia, gestão, qualidade, Balanced Scorecard

Resumo

No final da década de 80 a Gestão da Qualidade Total (GQT) era apresentada como capaz de resolver todos os problemas e atender a todas as necessidades da gestão das organizações. Buscando solucionar problemas de gestão não equacionados pela GQT, muitas organizações começam a adotar o Balanced Scorecard (BSC). Uma questão ainda não discutida com profundidade no mundo acadêmico é a viabilidade de integração desses dois modelos. O presente artigo discute a possibilidade de integração dessas duas ferramentas, verificando as melhorias que podem alcançar, principalmente no gerenciamento da estratégia da organização. Assim sendo, realizou-se estudo de caso no Caesar Park Hotel Fortaleza (CPHF), empresa que vêm adotando com sucesso os dois modelos. A pesquisa revela que é possível integrar os princípios da GQT com os do BSC, à medida que os fundamentos de ambos se complementam, sendo assim a utilização conjunta das ferramentas propicia melhor gerenciamento da estratégia da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Lima, A. C. C., Cavalcanti, A. A., & Ponte, V. (2004). Da onda da gestão da qualidade a uma filosofia da qualidade da gestão: Balanced Scorecard promovendo mudanças . Revista Contabilidade & Finanças, 15(spe), 79-94. https://doi.org/10.1590/S1519-70772004000400006

Edição

Seção

naodefinida