It's nation time! Jazz, raça e política nos escritos de Frantz Fanon e Amiri Baraka (1950-1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.213752

Palavras-chave:

Frantz Fanon, Amiri Baraka, negritude, jazz, Black Music

Resumo

Neste estudo, examino as concepções de jazz e negritude do filósofo martinicano Frantz Fanon e do escritor afro-americano Amiri Baraka. Para isso, mobilizo dados na bibliografia pertinente, em trabalhos acadêmicos relevantes e em estudos biográficos, tendo como aporte teórico-metodológico a noção de Atlântico Negro (GILROY, 2001 [1993]) e também o suporte de Bourdieu (2004; 2015 [1974]) e Koselleck (1992; 2006 [1979]), a fim de analisar os contextos de cada autor para a formulação de suas noções de jazz e negritude, atentando para os fluxos e refluxos em suas trajetórias intelectuais e ainda os diálogos que estabeleceram com os seus pares. Nesse diálogo, problematizo a relação entre Black Music e identidade negra, dando destaque às disputas políticas e estético-ideológicas em torno da definição da noção de negritude no Atlântico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Carlos Araújo Ribeiro Júnior, Universidade Federal do Maranhão

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil, com orientação do Prof. Dr. Luiz Alberto Couceiro (PPGHis – UFMA). Integrante do GEJAZZBR (Grupo de Estudos do Jazz no Brasil) e do GPMUSI (Grupo de Estudos em Práticas Musicais no Maranhão). Membro da IASPM-AL (International Association for the Study of Popular Music – Filial América Latina) e da RHN (Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros).

Referências

Fontes

Obras de Frantz Fanon e Amiri Baraka examinadas

BARAKA, Amiri; BARAKA, Amina. The music: reflections on jazz and blues. New York: William Morrow & Co., 1987.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Serafim Ferreira. Lisboa: Editora Ulisseia, 1961.

FANON, Frantz. A dying colonialism. Translation from French: Haakon Chevalier. New York: Grove Press, 1967.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008 [1952].

FANON, Frantz. Por uma revolução africana: textos políticos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2021 [1964].

JONES, Leroi. O jazz e sua influência na cultura americana. Trad. Affonso Blacheyre. Rio de Janeiro: Editora Record, 1967 [1963].

JONES, Leroi. Black Music. Trad. Patricio Orellana. Buenos Aires: Caja Negra, 2016 [1968].

JONES, Leroi. Black Music: free jazz e consciência negra (1959-1967). Trad. André Capilé. São Paulo: Sobinfluência Edições, 2023 [1968].

Bibliografia

ABU-JAMAL, Mumia. Frantz Fanon and His Influence on the Black Panther Party and the Black Revolution. In: BYRD, Dustin; MIRI, Seyed Javad (ed.). Frantz Fanon and emancipatory social theory: a view from the Wretched. Studies in Critical Social Science. Leiden, Boston: Brill, 2019, p. 07-26. Vol. 142.

ARCHER-STRAW, Petrine. Negrophilia: avant-garde Paris and black culture in the 1920s. Londres; Nova York, NY: Thames & Hudson, 2000.

AUDEBERT, Cédric et al. Negritude e relações raciais: racismo e antirracismos no espaço atlântico. Horizontes Antropológicos [online]. Porto Alegre. v. 28, n. 63, p. 07-37 maio/ago. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/HRvYQntgjcY8wY4YCzCpw4d/?lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-71832022000200001.

BARAKA, Amiri. The autobiography of Leroi Jones. Chicago: Illinois: Lawrence Hill Books, 1997 [1984].

BASKERVILLE, John. Free jazz: a reflection of black power ideology. Journal of Black Studies, New York, Sage Publishing, v. 24, n. 4, p. 484-497, June, 1994. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2784566. Acesso em: 28 ago. 2022. Doi: https://doi.org/10.1177/002193479402400408.

BERENDT, Joachim-Ernest; HUESMANN, Gunther. O livro do jazz: de Nova Orleans ao século XXI. São Paulo: Perspectiva; Edições Sesc São Paulo, 2014.

BOURDIEU, Pierre. O campo intelectual: um mundo à parte. In: BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 169-180.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução, organização e seleção: Sérgio Miceli. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015 [1974].

CAMELO, Gerson Vieira. Four Black Revolutionary Plays: Amiri Baraka e a construção de uma dramaturgia revolucionária negra. Tese (Doutorado em Letras). 241 f. Programa de PósGraduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Departamento de Letras Modernas, São Paulo, FFLCH-USP, 2010.

CARLES, Phillipe. COMOLLI, Jean-Louis. Free jazz, black power. Jackson: University Press of Mississippi, 2016 [1971].

DEVEAUX, Scott. The birth of bebop: a social and musical history. Basingstoke: Picador, 1997.

DU BOIS, William Edward Burghardt. As almas do povo negro. Trad. Alexandre Boide. São Paulo: Veneta, 2021 [1903].

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Ligia Fonseca Ferreira e Regina Salgado Campos. Rio de Janeiro: Zahar, 2022 [1961].

FAUSTINO, Deivison. “Por que Fanon? Por que agora?”: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil. Tese (Doutorado em Sociologia). 260 f. Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia do Centro de Ciências Humanas – CECH, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

FAUSTINO, Deivison. Frantz Fanon: um revolucionário particularmente negro. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2018.

FAUSTINO, Deivison. A disputa em torno de Frantz Fanon: a teoria e a política dos fanonismos contemporâneos. Prefácio de Valter Roberto Silvério. São Paulo: Intermeios, 2020. (Coleção Africamundi).

FAUSTINO, Deivison. A política dos “escritos políticos” de Frantz Fanon (prefácio). In: FANON, Frantz. Escritos Políticos. Trad. Monica Stahel. São Paulo: Boitempo, 2021 [2015], p. 9-23.

FAUSTINO, Deivison. Frantz Fanon e as encruzilhadas: teoria, política e subjetividade. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

FAUSTINO, Deivison; GAYÃO, Nicolau. Estranhas harmonias: a vida, a morte e o tempo na linguagem dramatúrgica de Frantz Fanon. Fólio – Revista de Letras, 14(2), p. 41-66, maio 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12262. Acesso em: 13 jan. 2023. Doi: https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12262.

FEBRIYANTI, Irma. The power of Amiri Baraka’s political thoughts African American movement in America. Rubikon (Journal of Transnational American Studies), v. 2, n. 2, p. 51-63, Sept. 2015. ISSN 2541-2248. Disponível em: https://jurnal.ugm.ac.id/rubikon/article/view/34259. Acesso em: 19 ago. 2022. Doi: https://doi.org/10.22146/rubikon.v2i2.34259.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001 [1993].

GORDON, Lewis. What Fanon said: a philosophical introduction to his life and thought. New York: Fordham University Press, 2015.

HARRIS, William. The sweet and angry music of Amiri Baraka. Boston Review, s/p, 2015. Disponível em: http://bostonreview.net/poetry/william-j-harris-amiri-baraka-sos-poems. Acesso em: 29 jun. 2022.

HOBSBAWM, Eric. História social do jazz. Trad. Angela Noronha. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011 [1959].

HOBSBAWM, Eric. Pessoas extraordinárias: resistência, rebelião e jazz. Trad. Irene Hirsch e Lólio Lourenço de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016 [1998].

JONES, Leroi. Home: social essays. Brooklyn: Akashi Classics: Renegade Reprint Series, 2009. E-book.

KING JUNIOR, Woodie. LeRoi Jones and the emergence of Amiri Baraka (Introduction). In: JONES, Leroi. The system of Dante’s Hell. Brooklyn: Akashi Classics: Renegade Reprint Series, 2016. E-book.

KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Trad. Manoel Luís Salgado Guimarães. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 05, n. 10, p. 134-146, 1992.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006 [1979].

KWATERKO, Józef. “Le nègre debout”: the spirit of jazz and blues among the poets of the American Harlem Renaissance and the poets of Franco-Caribbean Négritude. Romanica Cracoviensa, v. 17, n. 2, p. 125-135, 2017. Disponível em: https://www.ejournals.eu/autorzy/9999999493/Jozef-Kwaterko/. Acesso em: 23 jun. 2023. DOI: 10.4467/20843917RC.17.011.7693

LANE, Jeremy. Leaving the South: Frantz Fanon, modern jazz and the rejection of négritude. In: MUNRO, Martin; BRITON, Celia (ed.). American creoles: the francophone Caribbean and the American South. Liverpool University Press, 2012, p. 129-146. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/j.ctt5vjd80.12?seq=9. Acesso em: 23 jun. 2023. Doi: https://chooser.crossref.org/?doi=10.2307%2Fj.ctt5vjd80.12.

LANE, Jeremy. Jazz as antidote to the machine age: from Hugues Panassié to Leopold Sedar Senghor. In: LANE, Jeremy. Jazz and machine-age imperialism: music, “race” and intellectuals in France, 1918-1945. Michigan: University of Michigan, 2013, p. 90-125.

MACADAMS, Lewis. Birth of the cool: beat, bebop, and the American Avant Garde. New York: Free Press, 2001.

MACEY, David. Frantz Fanon, or the difficulty of being martinican. History Workshop Journal, v. 58, n. 1, p. 211-223, 2004. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25472761 . Acesso em: 15 jun. 2023. https://doi.org/10.1093/hwj/58.1.211

MACEY, David. Frantz Fanon: a biography (versão eletrônica). New York/London: Verso, 2012.

MANOEL, Jones. A luta de classes pela memória: raça, classe e Revolução Africana. In: MANOEL, Jones; FAZZIO, Gabriel Landi (org.). Revolução Africana: uma antologia do pensamento marxista. 2. ed. São Paulo: Autonomia Literária, 2019, p. 15-62.

MILOSAVLJEVIĆ, Tatjana. “Let the world be a black poem”: Frantz Fanon in Amiri Baraka’s poetry of revolt. Americana – e-journal of American Studies in Hungary, v. XI, n. 2, s/p, 2015. ISSN: 1787-4637. Disponível em: http://americanaejournal.hu/vol11no2/milosavljevic. Acesso em: 30 ago. 2022.

MINGUS, Charles. Saindo da sarjeta: a autobiografia de Charles Mingus. Trad. Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005 [1971].

MONSON, Ingrid. Blues People: Amiri Baraka as a social theorist. In: WOODARD, KOMOZI; Lawrence, Sarah (org.). Blues people: 40 years later, a symposium. Bronxville, New York, 2004.

MONSON, Ingrid. Freedom sounds: civil rights call out to jazz and Africa. New York: Oxford University Press, 2007.

MOTEN, Fred. Na quebra: a estética da tradição radical preta. Trad. Matheus Araújo dos Santos. São Paulo: Crocodilo; n-1 edições, 2023 [2003].

PINHEIRO, Ricardo Nuno Futre. Playing out loud: jazz music and social protest. Journal of Music and Dance, v. 5, n. 1, p. 1-5, March 2015. Disponível em: https://academicjournals.org/journal/JMD/article-abstract/5AEAC5251488. Acesso em: 14 jan. 2014. DOI: 10.5897/JMD2014.0030

RIBEIRO JÚNIOR, Antonio Carlos Araújo. Black music e consciência negra: a influência de Amiri Baraka no pensamento crítico sobre o jazz. Apresentação no IX MUSICOM, set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2X3Nh1IoaxU. Acesso em: 29 ago. 2022.

ROBINSON, Cedric. The appropriation of Frantz Fanon. Race & Class, v. 35, n. 1, p. 79-91, 1993. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/030639689303500108. Acesso em: 14 jun. 2022. Doi: https://doi.org/10.1177/030639689303500108.

ROBINSON, Cedric. Black marxism: the making of the black radical tradition. Chapel Hill and London: The University of North Carolina Press, 2000 [1983].

SIMANGA, Michael. Amiri Baraka and the Congress of African People: history and memory. London: Palgrave Macmillan, 2015.

SHATZ, Adam. Rapping with Fanon. The New York Review of Books, New York, 22 jan. 2019, s/p. Disponível em: https://www.nybooks.com/online/2019/01/22/rapping-with-fanon/?lp_txn_id=1513813. Acesso em: 21 dez. 2023.

SMETHURST, James. Brick city vanguard: Amiri Baraka, black music, black modernity. Amherst/Boston: University of Massachusetts Press, 2020.

SMITH, Victoria. Listen to Liston: examining the systemic erasure of black women in the historiography of jazz. Thesis (Bachelor of Arts). Philosophy Department, Lehman College – CUNY, Academic Works, New York, 2020.

WATTS, Jerry. Amiri Baraka: the politics and art of a black intellectual. New York/London: New York University Press, 2001.

WEST, Cornell. Introdução à edição norte-americana de 2021 (anexo). In: FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Ligia Fonseca Ferreira e Regina Salgado Campos. Rio de Janeiro: Zahar, 2022 [1961], p. 357-364.

WOODARD, Komozi. A nation within a nation: Amiri Baraka (LeRoi Jones) & Black Power Politics. Chapel Hill/London: The University of North Carolina Press, 1999.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO JÚNIOR, Antonio Carlos Araújo. It’s nation time! Jazz, raça e política nos escritos de Frantz Fanon e Amiri Baraka (1950-1970). Revista de História, São Paulo, n. 183, p. 1–38, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2024.213752. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/213752.. Acesso em: 29 abr. 2024.