O conceito de imagem-presença na arte da idade média

Autores/as

  • Daniel Russo Institut Universitaire de France

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i165p37-72

Palabras clave:

Imagem, Presença Visual, História Intelectual

Resumen

Este artigo propõe situar as principais correntes de leitura da imagem na arte medieval e sublinha a aparição de uma matriz original de pensamento, o pensamento pela arte, entre 1950 e 2000. No centro dessa nova épistémé, afirmou-se o conceito de imagem-presença, discutido a partir de três exemplos de entre o ano mil e c., 1450 e de um diálogo interdisciplinar com a antropologia social e a filosofia das ciências.

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Publicado

2011-12-30

Cómo citar

RUSSO, Daniel. O conceito de imagem-presença na arte da idade média. Revista de História, São Paulo, n. 165, p. 37–72, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i165p37-72. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19210.. Acesso em: 31 oct. 2024.