Período Romântico Brasileiro: Alguns Aspectos da Produção Camerística

Autores

  • Maria Alice Volpe Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55078

Resumo

O século XIX foi um período importante no desenvolvimento da música no Brasil. Até então fomentada muito especialmente pela Igreja, a música conquistou, a partir daí, novos ambientes de cultivo. Desenvolveu-se toda uma rede de atividades correlacionadas à presença da música na vida urbana: o ensino, os clubes musicais, os teatros, as salas de concerto, os periódicos especializados, a crítica musical, as obras teóricas, o movimento editorial e a importação e fabricação de instrumentos musicais. Esse processo de secularização da música no Brasil, que se iniciou com a ópera, dentre outros gêneros, manifestou-se também na música instrumental a partir da segunda metade do século. Nesse campo, a música para piano solo e sinfônica recebeu maior atenção nos compêndios posteriores de história da música brasileira. A escassez de informações e comentários sobre a música de câmara de autores românticos brasileiros induziu à impressão de que tal produção tivesse sido igualmente escassa. Não podemos irreverentemente desvalorizar a bibliografia que até agora enfocou o período (Renato Almeida, Vincenzo Cernicchiaro, Isa Queirós Santos, Luís Heitor, Vasco Mariz, Enciclopédia da Música Brasileira e outros). Entretanto, tal problema foi abordado de forma não sistematizada e uma série de lacunas, imprecisões e até mesmo discordância de informações têm dificultado o acesso a esse conjunto de obras. Chama a atenção a inexistência de uma obra de caráter referencial que o assunto demanda. Parece ter predominado, ainda, certa negligência num passado recente, no que diz respeito à preservação, reprodução, editoração e execução desse repertório. Grande parte dessa documentação musical tem permanecido inédita e esquecida nos arquivos, bibliotecas e coleções particulares, à deriva do tempo e até em condições  insuficientes de conservação. Tratando-se, portanto, de assunto amplo e inexplorado, propusemo-nos à elaboração de um trabalho de caráter referencial, que oferecesse elementos para a identificação e localização de obras do período. O projeto que desenvolvemos consiste num estudo sistemático da produção camerística romântica brasileira e a elaboração de um catálogo das obras arroladas. O período romântico foi escolhido por representar o primeiro momento significativo desse gênero de composição no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Alice Volpe, Universidade Estadual Paulista
    Mestre em Musicologia pela UNESP, sob orientação do prof. Dr. Régis Duprat.

Referências

AZEVEDO. Luiz Heitor Corrêa de. 150 anos de Música no Brasil, 1800-1950. Rio de Janeiro. José Olympio, 1956.

BLUME, Friedrich. Classic alui Romantic Music: a Comprehensive Sarvey. New York, Norton, 1970.

BOYD. Malcolm. Arrangement. In: Grove's Dictionary of Music and Musicians. 6. a ed. Londres/New York, Macmillan, 1980.

CERNCICHIARO, Vincenzo. Storia della musica nel Brasile: dai tempt coloniali sin ai nostrigtorni. 15-19-1925. Milão. Fratelli Riccione, 1926.

DUPRAT. Régis & BALTAZAR, Carlos Alberto. Acelw) de manuscritos musicais: coleção F C. Longe: compositores não-mineiros dos séculos XVIII e XIX, V. II (no prelo).

LANGE, Francisco Curto Um informe Preliminar. Boletim Latino-Americano de Música, v. 10. Montevideo, 1946.

PEQUENO, Mercedes Reis. Impressão Musical no Brasil. ln: Enciclopédia da Música Brasileira. São Paulo. Art. 1977.

SALIBA. Elias Tomé. As Utopias Românticas. São Paulo, Brasiliense, 1991.

SANTOS. Isa Queirós. Origem e evolução da música em Portugal e suas influências no Brasil. Rio de Janeiro. Comissão Brasileira dos Centenários de Portugal. Imprensa Nacional, 1943.

Downloads

Publicado

1994-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Período Romântico Brasileiro: Alguns Aspectos da Produção Camerística. (1994). Revista Música, 5(2), 133-151. https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55078