O Regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173758

Palabras clave:

Regência Orquestral, Regência Coral, Performance Musical, Ciências da Performance

Resumen

Considerando a subjetividade do caráter de integração interpessoal inerente à atividade do regente, bem como sua relação indireta com a efetiva produção sonora, o estudo de sua atuação constitui um dos maiores desafios da área das ciências da performance. Uma vez que as investigações sobre sua natureza tendem a concentrar-se na técnica gestual, este estudo vem propor um enfoque específico nas questões inerentes à relação regente-obra, a partir das quais se revela, de forma mais evidente, a dimensão performativa do regente como intérprete.

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Biografía del autor/a

  • Luciano Camargo, Universidade Federal de Roraima

    Luciano Camargo tiene una licenciatura en música con una licenciatura en Regencia de la Universidad de São Paulo (1998), una maestría (2012) y un doctorado (2017) en música de la misma institución. Trabaja en el campo de la música como director de orquesta y coro, con énfasis en el repertorio vocal-sinfónico y operístico. Fue director de música sacra de Kantorei St. Peter und Paul (Friburgo de Brisgovia - Alemania) y director artístico de la Orquesta Académica de São Paulo y del Coro de la Ciudad de São Paulo. Actualmente es profesor de dirección en el Curso de Música de la Universidad Federal de Roraima (UFRR).

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Publicado

2020-12-20

Cómo citar

O Regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra. (2020). Revista Música, 20(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173758