O “pensar fazendo”: experiências contemporâneas em obras conduzidas pela Escola de Valparaíso, Chile
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.207791Palavras-chave:
arquitetura, pensar-fazendo, informalidadeResumo
A Escola de Arquitetura e Design da PUCV no Chile, fundada há 70 anos, postulou desde suas origens que a arquitetura deveria ser estudada nas ruas. Desde então, professores e alunos unem seu pensamento acadêmico e prática profissional a partir de uma perspectiva de “pensar fazendo”, projetando e construindo uma arquitetura específica para cada lugar e seu povo, observando o modo de viver na América. Todo esse legado foi possível graças à criação em 1952 do Instituto de Arquitetura; em 1971 da Cidade Aberta de Amereida; as Travessias em 1984; e desde 2006, com a criação do Departamento de Projetos e Assistência Técnica, onde são desenvolvidos projetos públicos que geram retroalimentação, que têm fortalecido a formação profissional dos alunos.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2004.
GARCÉS, Andrés. MASNÚ, Magdalena. Travessia Porto do Capim. In: ROMANO, Elisabetta; BRASILEIRO, Flávio Tavares; COSTA, Francisco Xico; ROSSI, Pedro Freire de Oliveira; GONÇALVES, Regina Célia (org.). Centralidade periféricas. Periferias centrais. João Pessoa: Editorial UFPB, 2018.
GARCÉS, Andrés. La Ciudad Teatro, el lugar de la escena y otros lugares. Valparaíso: Ediciones Universitarias de Valparaíso, 2019.
JAUREGUI, Jorge. (s.f.). Políticas Públicas para a estruturação socio-espacial do territorio. Disponible en: <http://www.jauregui.arq.br/politicas-publicas.html>. Acceso en: 12 de Junio de 2019.
JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga. A arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Río de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paula Olmedo Latoja, Andrés Garcés Alzamora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).