Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Equipes, Métodos Educacionais, Educação Médica, Educação nas Profissões da Saúde.Resumo
Professores que desejam utilizar a aprendizagem baseada em equipes (ABE) do inglês team-based learning (TBL) precisam compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação desta estratégia educacional e a seqüência de eventos necessária para sua implantação efetiva. O objetivo deste artigo é auxiliar o leitor na compreensão do potencial desta estratégia educacional, incluindo sua capacidade de promover a aprendizagem significativa. Existem quatro princípios fundamentais para o uso eficaz do TBL, que serão descritos, assim como o passo-a-passo para quem deseja organizar um curso inteiro ou algumas atividades (aulas), utilizando a aprendizagem baseada em equipes. Ao final, apresentamos os principais atrativos e os desafios para aqueles que desejam incorporar o TBL à sua prática de ensino/aprendizagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-11-03
Edição
Seção
Capítulos
Licença
Como Citar
1.
Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 8º de setembro de 2024];47(3):293-300. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618