Educação Remota em Tempos de Pandemia: reflexões no contexto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184771

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Remota, Educação a Distância, Políticas Públicas, Covid-19

Resumo

A pandemia da Covid-19 e as ações para seu enfrentamento resultaram, entre outras coisas, na suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino e em todos os níveis, da educação básica ao ensino superior. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde e sem poder manter as atividades de ensino presenciais, estudantes, professores e especialistas da área tiveram a oportunidade de vivenciar uma nova realidade educacional que teve a tecnologia e recursos de educação a distância (EaD) como as principais ferramentas disponíveis para manutenção do processo de ensino e aprendizagem ao longo do ano de 2020. Este artigo tem como objetivo compartilhar reflexões sobre ações e estratégias utilizadas no ensino superior, focando as potencialidades EaD e da educação remota em sua modalidade emergencial (ERE). A partir do impacto resultante da pandemia, apresentaremos neste artigo alguns princípios e aspectos relevantes e necessários aos processos de ensino, aprendizagem e avaliação de estudantes. As discussões não recaíram sobre o uso da tecnologia e possíveis recursos que podem ser utilizados em sala de aula, mas sim sobre as possibilidades de transformação dos programas educacionais com base nos princípios que regem as boas práticas, seja no ensino presencial, a distância ou híbrido. Destacam-se, neste artigo, discussões a respeito dos princípios básicos na organização da atividade educacional; desenvolvimento docente e mérito acadêmico a partir de treinamento docente para o uso de novas estratégias e tecnologias de ensino e avaliação; infraestrutura, recursos humanos e acessibilidade para EaD ressaltando a importância da disponibilização de recursos e infraestrutura básica de TI para apoiar atividades mediadas por tecnologia. Também abordamos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como espaços que permitem oferecimento de conteúdo e gestão da aprendizagem; avaliação dos estudantes; revisão da política institucional, normas e regras da EaD enquanto mecanismos que podem zelar pela organização pedagógica e curricular dos cursos ofertados.

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Publicado

2021-08-20 — Atualizado em 2021-08-23

Como Citar

1.
Bollela VR, Medeiros lgor S, Telles S. Educação Remota em Tempos de Pandemia: reflexões no contexto acadêmico. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23º de agosto de 2021 [citado 26º de abril de 2024];54(Supl 1):e-184771. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184771