Sobre a Revista
Foco e Escopo
Missão
Divulgar o conhecimento mais recente na área das Artes Cênicas contribuindo para a circulação conhecimento, através do livre acesso, dos artigos de autores nacionais e internacionais.
Apresentação
Revista Sala Preta é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) vinculado a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Iniciada em 2001 a Revista é um dos primeiros periódicos brasileiros especializados em artes cênicas e atualmente é uma das poucas revistas da área de Artes avaliada como “A1” pelo programa QUALIS/CAPES.
Após dez anos de existência em versão impressa, a revista inaugurou em 2011 a sua edição eletrônica. A partir da edição número 11 de 2011 optou-se pela produção somente em suporte digital. Esta decisão editorial teve o intuito de tornar a revista mais ágil, facilitando tanto a colaboração quanto a leitura de pesquisadores e artistas interessados em temáticas instigantes e abordagens inovadoras no campo das artes cênicas. Com este novo suporte a revista pode ter seu plano de distribuição alterado e passou a receber acessos e artigos de todas as partes do mundo.
A partir de 2022, depois de um período de interrupção de publicação em 2021, a Revista Sala Preta se re-estrutura, aderindo a um formato de gestão horizontalizado, pensado e mantido por um novo grupo de editores, que também promoveram ajustes nos formatos e seções da revista, readequando-a para novos tempos.
Atualmente, a Sala Preta aceita submissões de Artigos, Entrevistas, Críticas, Resenhas, e Traduções, tanto em fluxo contínuo como para eventuais dossiês temáticos, que serão publicados em três números por volume/ano.
Processo de Avaliação pelos Pares
Para que um artigo científico seja publicado este passa por todo um procedimento de avaliação criteriosas. Os Pareceristas são escolhidos por seu trabalho na área. Dá-se o nome de avaliação por pares duplo-cega quando os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos. |
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
2022, Corpo Editorial: Alessandra Montagner, Andreia Nhur, Henrique Rochelle, Marcos Bulhões, Sofia Boito, Suzana Schmidt Viganó, eVerônica Veloso
2018-2020, Editores-Chefes: Sérgio Carvalho e Elisabeth Azevedo
2013-2018, Editores-Chefes: Luiz Fernando Ramos & Sílvia Fernandes
2011-2013, Editor-Chefe: Flávio Desgranges